Com maioria dos presentes ligada ao poder público, Conferência Municipal de Cultura é realizada em Itabira

A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura

Com maioria dos presentes ligada ao poder público, Conferência Municipal de Cultura é realizada em Itabira
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Na última semana foi realizada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a VI Conferência Municipal de Cultura em Itabira, reunindo artistas, produtores, técnicos, conselheiros e alguns membros da sociedade civil. Ainda que a maioria do público presente foi composto por pessoas diretamente ligadas ao poder público (secretarias municipais, FCCDA e demais setores), os organizadores avaliaram como positiva a participação e representatividade para a sociedade civil. 

A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura, que têm o objetivo de propor estratégias, debates e soluções para o setor cultural. Nesta edição, diversos temas estiveram em debate, como a afromineiridade, democracia e o acesso à cultura.

Para o Superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o evento foi um sucesso, pois englobou profissionais do ramo na organização, participação e discussão em toda a realização da Conferência. Segundo Marcos, as pessoas presentes não estavam apenas ‘fazendo número’, mas propondo as ações de forma efetiva.

De acordo com a presidente do Conselho de Cultura de Itabira, Denise Félix, mais de 60 pessoas ligadas ao trabalho cultural no município participaram da Conferência. Segundo a conselheira, o evento foi realizado ‘‘em total consonância com as discussões fomentadas’’ pela Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Em sua visão, a cultura de Itabira – assim como o setor cultural em nível nacional – está em transformação recente.

‘‘Acredito que estamos vivenciando um momento novo. Estamos agora com uma gestão no Ministério da Cultura, através da Ministra Margareth Menezes, que contempla a audição pública, o maior fomento às leis de incentivo buscando democratizar ainda mais seu alcance e a inclusão de segmentos artísticos muito pouco contemplados até então’’

Encaminhamentos 

Foram formados dois grupos para levantamento de prioridades, um com 11 pessoas e o outro com quatro membros. Após a discussão, foram levantadas as questões a serem apresentadas, discutidas e possivelmente aprovadas pelo Conselho de Cultura em sua próxima reunião. Além disso, foi apresentado o diagnóstico e mapeamento da cena cultural de Itabira, elaborado em parceria com a empresa Habitus.