Com mais de mil notificações em 7 meses, Secretaria de Saúde faz alerta sobre os riscos da dengue
São mais de 500 casos positivos para a doença em Itabira entre janeiro e julho
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira faz um alerta à população sobre o aumento dos casos de dengue no município. Segundo um levantamento feito pelo próprio órgão, 1077 notificações foram registradas entre o período de 1º de janeiro e 28 de julho de 2020, sendo destes, 575 resultados positivos.
A região com maior incidência é o bairro Pedreira, que contabiliza 189 casos. A seguir, vem: Gabiroba de Cima e de Baixo (52), Bela Vista (34), Nova Vista(33), Eldorado (16), João XXIII (13), Juca Rosa (17), Santa Ruth(18), Santa Marta (7) e Praia (12), compondo a indesejada lista dos 10 bairros mais afetados pela doença.
A superintendente de vigilância em Saúde, Thereza Horta, faz um apelo aos itabiranos e cita o risco que uma epidemia da dengue, aliada à crise do Coronavírus, poderia trazer à cidade:
“Aproveitem que estamos cumprindo as recomendações de isolamento social para limpar as suas casas e eliminar os criadouros do mosquito. É muito importante, nesse momento, minimizar os casos de dengue, pois o coronavírus já está exigindo muita atenção em todos os níveis de saúde, e a sobreposição com outras doenças pode tornar a situação ainda mais difícil. Evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito depende muito das ações preventivas da população”, afirma.
Segundo Thereza, 80% dos focos estão dentro dos domicílios. Por isso, ela destaca algumas ações realizadas pela prefeitura, como os mutirões de limpeza – que já recolheram mais de 145 toneladas de lixo neste ano e são realizados com aviso prévio nas localidades atendidas – a fiscalização de terrenos não edificados e o bloqueio e tratamento imediato no raio das residências de pessoas que testaram positivo.
Na semana que vem, inclusive, o mutirão será realizado nos bairros Jardim das Oliveiras e Valença. Moradores dos bairros serão informados antecipadamente sobre a ação e devem descartar os materiais inservíveis e recicláveis.
Abaixo, uma lista com ações preventivas no combate à dengue:
– Vedar o vaso sanitário
– Colocar cloro na água
– Verificar se a caixa d’água está completamente fechada
– Jogar no lixo todo objeto que acumule água (embalagem usada, potes, latas, garrafa vazia)
– Dispensar o lixo doméstico de forma correta (em saco plástico e manter a lixeira bem fechada)
– Verificar se há água acumulada sobre a laje
– Encher de areia os vasinhos de planta
– Vedar os ralos e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água
Caso não seja feita por um médico, a notificação de casos suspeitos pode ser realizada pelos próprios moradores, por meio do número 3839-2600.