Com muito barro, motoristas ficam presos em trecho entre Senhora do Porto e Dom Joaquim
Devido às chuvas, vários motoristas ficaram completamente atolados na estrada neste final de semana; Veja fotos
Sem asfaltamento, a novela vivida pelos os motoristas que precisam passar pelo trecho da MG-229 que liga Senhora do Porto e Dom Joaquim ganha mais um capítulo. Devido às chuvas do final de semana, a estrada voltou a ficar intransitável. Com muito barro, vários motoristas ficaram atolados enquanto tentavam atravessar o trecho.
No dia 8 de janeiro, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou o serviço de patrolamento, ou seja, nivelamento do trecho. Além disso, também foram feitas obras para regularização dos pontos críticos da pista com uso de material resistente. Contudo, já no dia 26 do mesmo mês, motoristas procuraram novamente a DeFato para relatar que novos atolamentos de veículos aconteceram.
Promessa de asfaltamento
A estrada, com aproximadamente 26 km de trecho, é bastante movimentada e muito utilizada, principalmente nos últimos anos, após a implantação da Anglo American na região. Mesmo com tanta importância, o trecho da MG-229, entre Dom Joaquim e Senhora do Porto, segue sem asfaltamento.
Além disso, em outubro do ano passado, líderes municipais se reuniram com o diretor do DER/MG, Fabrício Torres Sampaio, e representantes da Anglo American. Dessa forma, a intenção é que a empresa e o órgão estadual firmem um convênio para asfaltar a rodovia, a exemplo do que foi feito no trecho entre Conceição do Mato Dentro e Serro.
Até o momento não há informações sobre a previsão de asfaltamento da via. Assim, um abaixo-assinado no site Avaaz.org foi criado para pedir ao DER-MG o asfaltamento da via. Até a publicação desta reportagem, mais de 3.207 pessoas haviam assinado a petição. A meta é alcançar 5 mil assinaturas. Para assinar o abaixo-assinado é preciso acessar o link e preencher alguns dados.