Com o Concurso Nacional Unificado adiado, saiba sobre nova data da prova

O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para o próximo domingo (5).

Com o Concurso Nacional Unificado adiado, saiba sobre nova data da prova
(Foto: Agência Brasil)

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (3) o adiamento em todo o país da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para o próximo domingo (5).

Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso Unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do País. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI), a nova data para a aplicação das provas será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. “São 65 mil salas que a gente precisa garantir que estejam disponíveis, são mais de quatro mil locais de prova, onde estão essas 65 mil salas; tem 200 mil pessoas envolvidas. Então a gente precisa garantir que essas pessoas estarão disponíveis numa nova data, é por isso que essa decisão de uma nova data não pode ser tomada hoje”, concluiu a ministra do MGI, Esther Dweck.

Para o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo Federal focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. “O Governo Federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo País. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária”, disse.