Com os preços nas alturas, Lula convoca reunião ministerial para debater “custo de vida”

Com os preços nas alturas, Lula convoca reunião ministerial para debater “custo de vida”

Com os preços nas alturas, Lula convoca reunião ministerial para debater “custo de vida”
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Flickr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial, nesta sexta-feira (24), para debater as altas dos gêneros alimentícios. 

Nas últimas semanas, Lula tem demonstrado incômodo com o elevado custo de vida. As últimas pesquisas de opinião também revelaram que a situação de carestia tem impactado de forma negativa a imagem do governo.  No início do ano passado, o assunto foi discutido em outro encontro de Lula com os ministros, mas não surtiu efeitos.  

A alta dos alimentos praticamente provocou a queda de Paulo Pimenta, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom).  O atual titular da Secom- Sidônio Palmeira- admite que o tema é um desafio para a comunicação.  Nesta semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o governo poderia interferir diretamente no processo. Com a repercussão negativa de sua fala, o titular da Casa Civil voltou atrás na proposta.

A inflação de 2024 ficou em 4,83% e estourou a meta prevista para o ano que era 4,5%. O Vilão dessa história foi o preço dos alimentos e bebidas, que acumulou alta de 7,69% nos últimos 12 meses.  O aumento do dólar também teve uma influência negativa no índice inflacionário.

Os seguintes ministros participarão da reunião desta sexta-feira:

Rui Costa (PT), titular da Casa Civil; da Fazenda, Fernando Haddad (PT); da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT).

Os ministros Rui Costa, Carlos Fávaro e Paulo Teixeira apresentarão algumas sugestões de ações para o presidente Lula.

* Fonte: G1