Com pauta vazia, vereadores de Itabira entregam moções de aplausos durante reunião

Homenagens foram destinadas a policiais de Ipoema e autor de livro

Com pauta vazia, vereadores de Itabira entregam moções de aplausos durante reunião
Neidson Freitas entregou moções a policiais de Ipoema – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A pauta da Câmara de Vereadores de Itabira não apresentou nenhum projeto que demandasse discussão nesta terça-feira (29). Sem matérias de peso, os parlamentares aproveitaram a reunião para entregar moções de aplausos nos plenário, prática que deixou de ser habitual nos últimos anos, mas que voltou à cena em encontros recentes do Legislativo Municipal.

Na pauta desta terça, apenas um projeto de mudança de nome de rua, dois de aprovação de relatórios contábeis da própria Câmara e mais um, em segundo turno, que autoriza a venda do imóvel da antiga escola Ipocarmo, no distrito de Ipoema. Todos foram aprovados, com exceção dos relatórios da Casa referentes a setembro, retirado para vista a pedido de Weverton Vetão (PSB).

Neidson Freitas (PP) entregou Moção de Aplausos ao tenente Ribeiro, sargento Silvano, soldado Cotta e soldado Barros, todos integrantes do destacamento da Polícia Militar responsável pelo distrito de Ipoema. Segundo ele, os militares fizeram por receber a homenagem ao atacarem o avanço da criminalidade no lugarejo.

Já Leandro Pascoal (PRB) aproveitou a deixa para homenagear o escritor Enoque Santos, parabenizando-o pelo lançamento do livro “Verbis Passion”, publicado recentemente.

Escritor Enoque foi homenageado por Leandro Pascoal – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Fora de pauta

Um projeto que poderia causar discussões no plenário nesta terça-feira é o de número 59/2018. De autoria de André Viana (Podemos), a matéria determina que empresas mineradoras sejam obrigadas a informar ao Poder Público Municipal qual o tempo de vida útil de suas jazidas, bem como eventuais paralisações de atividades e desligamentos de mão de obra em grande escala.

A medida, que visa diretamente as operações da Vale em Itabira, foi retirada de pauta porque o autor estava em viagem para Belo Horizonte, onde trata de assuntos do Sindicato Metabase.

Além de André Viana, outros dois vereadores que se ausentaram nesta terça foram Allaim Gomes (PDT) e Reinaldo Lacerda (PHS), que alegaram motivos de saúde.