Comarca de Barão de Cocais retoma atividades em novo endereço
Para garantir a segurança dos cidadãos, magistrados, funcionários e profissionais, a Comarca de Barão de Cocais retoma, a partir desta quarta-feira, dia 3, as atividades jurisdicionais em novo endereço. As audiências ocorrerão na rua Padre Mauro Farias, 290, bairro Viúva, próximo à Secretaria de Educação. Essa localização vai persistir enquanto a ameaça de rompimento de […]

Para garantir a segurança dos cidadãos, magistrados, funcionários e profissionais, a Comarca de Barão de Cocais retoma, a partir desta quarta-feira, dia 3, as atividades jurisdicionais em novo endereço. As audiências ocorrerão na rua Padre Mauro Farias, 290, bairro Viúva, próximo à Secretaria de Educação. Essa localização vai persistir enquanto a ameaça de rompimento de barragem da mineradora Vale S.A. permanecer. As informações são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A Mina de Gongo Soco está situada na comunidade de Socorro. O Fórum Desembargador Omar Avelino Soares encontra-se na área de alagamento do rio São João, caso ocorra o desabamento da estrutura. Diante do agravamento da situação, em 23 de março o edifício foi evacuado, os prazos processuais suspensos por cinco dias e os autos transportados para um imóvel disponibilizado à comunidade forense mediante convênio com o município de Barão de Cocais.
A medida consta de portaria da juíza Renata Nascimento Borges que, no período, atendeu as demandas de Barão de Cocais na comarca de Santa Bárbara. Na noite de 25 de janeiro, no município de Brumadinho, a barragem de rejeitos Mina Córrego do Feijão, da Vale, desabou. O desastre afetou diversas comarcas, causando considerável dano ambiental e humano. Em decorrência do rompimento, mais de duas centenas de pessoas morreram.