Comerciantes querem fundo municipal para suportar crise do coronavírus em Conceição

A proposta foi feita para a Prefeitura em reunião realizada na quarta-feira (1)

Comerciantes querem fundo municipal para suportar crise do coronavírus em Conceição
Foto: Rodrigo Andrade

A Associação Comercial Empresarial e CDL de Conceição do Mato Dentro (AceCMDquer a criação imediata de um fundo de crédito municipal para resguardar os comerciantes locais durante a pandemia de coronavírus. A proposta foi feita para a Prefeitura em reunião realizada na quarta-feira (1). Dessa forma, o pedido é para que o poder municipal custeie um capital de giro para sobrevivência das empresas com juros subsidiados. Na reunião também estiveram presentes representantes da Câmara Municipal. 

Comércio fechado

Além disso, a AceCMD concordou com a continuidade do fechamento do comércio proposto pelo decreto municipal Nº 032/2020, no entanto pediu em contrapartida que, no prazo máximo de sete dias, as informações do decreto sejam reavaliadas. Com isso, segundo a entidade, seria possível discutir sobre a possibilidade de reabrir o comércio, mesmo que de forma parcial.

Outro ponto exigido pela entidade é a fiscalização intensiva dos comércios para que todos respeitem os critérios de funcionamento estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. 

“Neste ponto, relatamos a necessidade de isonomia de forma que seja realizado uma fiscalização mais profunda em todos os setores do comércio que estão funcionando, sejam eles essenciais ou não, de forma que se cumpra o estabelecido no decreto”, informou a entidade. 

Responsabilidade

Os comerciantes também pediram que a Anglo American e empresas terceirizadas sejam oficiadas afim de garantir a vigência dos contratos que possuem com as empresas de Conceição. Ademais, a entidade solicitou a revisão dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde para que constem o número de casos descartados. 

“Entendemos o momento delicado que estamos passando, sem precedentes em toda nossa história, mas que com certeza deixará marcas profundas em todos nós. Reiteramos nosso compromisso total com a defesa dos interesses da nossa classe e pedimos que todos tenhamos calma. Sabemos das dificuldades, mas neste momento, precisamos de muita sabedoria para superarmos este momento delicado. Esperamos que esta crise seja superada em breve”,disse a AceCMD.