Comitê de Arboviroses de São Gonçalo do Rio Abaixo demonstra preocupação com a alta incidência de casos da dengue

Comissão prioriza redução dos casos de dengue

Comitê de Arboviroses de São Gonçalo do Rio Abaixo demonstra preocupação com a alta incidência de casos da dengue
Foto: prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

O Comitê de Arboviroses da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu, nesta quinta-feira (11). Na oportunidade, o grupo avaliou resultados, definiu prioridades e determinou as próximas ações de combate à proliferação do mosquito da dengue e suas variantes. O Comitê reitera a importância da manutenção de cuidados para se evitar o aumento de casos da doença, que já provocou a morte de 1.292 pessoas em todo o país.

O município continua com alta incidência de casos. A Vigilância Epidemiológica registrou, entre janeiro e abril, 1. 684 contaminações pelo Aedes aegypti e 17 possíveis ocorrências de Chikungunya estão em investigação.

O índice de notificações apresentou uma redução no centro da cidade, além dos bairros Monte Verde, Santana e Cidade Universitária. Já o Recreio e a localidade de Vargem Alegre tiveram alta.

As ações de visita de agentes e UBV Veicular (que extermina o mosquito adulto) continuam em toda a cidade, mas a ajuda da população é fundamental, já que a maioria dos focos estão localizados em residências. Assim, é de grande importância que cada cidadão faça a vistoria semanal em toda casa e quintal para eliminar possíveis criadouros como pneus, garrafas, caixas d’água destampadas, embalagens vazias, pratos de vasos de plantas, entre outros.

Segundo a Secretaria da Saúde de Minas Gerais, o estado atingirá o pico da doença, em breve. Então, é necessária a intensificação dos cuidados de combate ao vírus.