Como funciona o regulamento do Campeonato Paulista?

Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre o Campeonato Paulista, assim como seu regulamento. Então continue a leitura para descobrir tudo sobre o Paulistão!

Como funciona o regulamento do Campeonato Paulista?
Imagem: Divulgação

Você sabe como funciona o regulamento do Campeonato Paulista? Uma das competições mais tradicionais do calendário do futebol brasileiro, é repleta de história e de grandes rivalidades entre os clubes do interior e da capital do estado.

Seja você um amante do futebol ou torcedor de algum time paulista, saber dessas informações pode ser extremamente útil. Se você é alguém que deseja adquirir mais conhecimento para se entreter em uma aposta online ou simplesmente jogar conversa fora com os amigos, também pode ser interessante conhecer esse assunto.

Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre o Campeonato Paulista, assim como seu regulamento. Então continue a leitura para descobrir tudo sobre o Paulistão!

O Campeonato Paulista

O Campeonato Paulista, também conhecido como Paulistão, é a competição de futebol profissional mais antiga do Brasil. Realizada anualmente desde 1902, reúne 16 times do estado de São Paulo em uma disputa pelo título de campeão.

Regulamento do Campeonato Paulista

O regulamento do Paulistão define o formato e as regras da competição desde a primeira fase até a final. Confira, a seguir, um resumo das principais regras.

Primeira fase

Logo na primeira fase, os times são divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Eles enfrentam adversários de outros grupos em jogos somente de ida — são 12 no total.

Os dois melhores de cada um desses grupos avançam para as quartas de final. Já os dois com menos pontos cairão para a Série A2, independentemente do grupo.

Quartas de final

Nas quartas de final, os dois clubes classificados em cada grupo se enfrentam em um jogo único. O mando será do time que se classificar em primeiro lugar.

Para exemplificar: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo colocado do mesmo grupo, enquanto o primeiro do B enfrenta o segundo do B. Essa ordem também se repete para as chaves C e D.

Semifinais

A partir das semifinais, a disputa já começa a ficar um pouco diferente. Em um jogo único com mando do melhor classificado, os confrontos são definidos pela soma dos pontos de todas as rodadas anteriores.

O dono da melhor campanha enfrenta o quarto colocado. O segundo melhor encara o terceiro e os dois classificados fazem a grande final.

Final

A grande final do Campeonato Paulista acontece em dois jogos de ida e volta. O time que tiver o maior número de pontos na soma total dos resultados de ambas as disputas será o campeão. Se esse resultado agregado apresentar um empate, a decisão será disputada por pênaltis.

Pênaltis

Tanto nas quartas de final quanto nas semifinais, os jogos que terminarem empatados serão decididos nos pênaltis. Já na final, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Se o empate continuar, o título será decidido nos pênaltis.

Taça Independência

A Taça Independência era uma disputa que acontecia de maneira paralela à fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Era disputada entre os clubes que ficaram entre a 9ª e a 14ª posição.

Em 2023, passou a ter apenas uma compensação financeira para o campeão e vice-campeão — antes rendia uma vaga para a Copa do Brasil. A partir de 2024, porém, a Taça Independência deixará de existir.

Critérios de desempate

Quando ocorre um empate em uma das disputas decisivas, o regulamento do Campeonato Paulista prevê alguns critérios de desempate — que constam no Artigo 15 do Regulamento Específico da Competição:

  • maior número de vitórias;

  • maior saldo de gols;

  • maior número de gols marcados;

  • menor número de cartões vermelhos recebidos;

  • menor número de cartões amarelos recebidos;

  • sorteio público na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol).

O desempate se dará, sucessivamente, pelos critérios acima. Ou seja, se em caso de empate o número de vitórias dos times for o mesmo, será contado o maior saldo de gols e assim por diante.

Classificações

Sem contar os times que já contam com uma vaga nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, os três melhores classificados no geral também terão uma indicação assegurada. Eles, no caso, disputarão a Série D da edição seguinte do campeonato.

Em relação à Copa do Brasil, a classificação dos times participantes do Paulistão é um pouco diferente. Os cinco melhores na classificação final asseguram a indicação para a edição seguinte da competição.

Rebaixamento

Depois da conclusão da primeira fase do Campeonato Paulista, os dois times com as menores pontuações na classificação geral são rebaixados para a Série A2 da edição seguinte. Ou seja, para o rebaixamento não há distinção de grupos. Caso haja empate, os critérios de desempate são aplicados.

E então, você já conhecia o regulamento do Campeonato Paulista? Agora você já tem conhecimento para se entreter em uma esporte bet, caso queira, ou até mesmo para conversar com os amigos em uma roda de conversa. Você vai impressionar!