Completando 143 dias sem chuva, Belo Horizonte não deve ver água tão cedo

A última chuva em BH foi registrada no dia 19 de abril deste ano

Completando 143 dias sem chuva, Belo Horizonte não deve ver água tão cedo
Foto: Divulgação/PBH

Belo Horizonte completa, nesta segunda-feira (9), 142 dias consecutivos sem chuva. A última foi registrada no dia 19 de abril deste ano e, desde então, os moradores da capital mineira não veem uma gota de água caindo do céu. E a previsão para os próximos dias não é muito animadora.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva em Belo Horizonte até o dia 22 de setembro. “Temperatura em torno dos 30 graus nos próximos dias e umidade mínima à tarde de 15/20%”, alerta o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.

Com a sequência de dias consecutivos sem chuva, 2024 é o segundo ano com os maiores intervalos de dias sem água vindo do céu em Belo Horizonte desde 1961, perdendo apenas para 1963, quando a capital mineira ficou 198 dias consecutivos em chuva.

Segundo o Inmet, setembro ainda é um mês seco em Minas Gerais. Normalmente, as primeiras pancadas de chuva ocorrem na segunda
quinzena, sinalizando o declínio da estação seca no estado. “Historicamente, as maiores temperaturas do ano são observadas entre o fim do inverno e o início da primavera (fim de setembro e início de outubro)”, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia.