Conceição do Mato Dentro planeja implantação de voos comerciais no aeroporto do município
O projeto, anunciado pelo prefeito Zé Fernando durante o Abeta Summit, já está sendo discutido com a SETOP e a Anglo American
O prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB) apresentou nessa terça-feira, 28 de agosto, projeto para retomada de voos comerciais no aeroporto do município. A estratégia seria montada por meio do programa Voe Minas.
O projeto foi anunciado pelo prefeito durante o XV Congresso Nacional de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontece em Conceição do Mato Dentro. “Ter o nosso aeroporto funcionando e recebendo voos comerciais será um grande impulsionador para o nosso turismo. Já temos a parceria da SETOP (Secretaria de Estado de Transportes e Obras) e o interesse da Anglo American”, informou. Também em relação à logística, Zé Fernando citou o asfaltamento do trecho de terra entre Conceição do Mato Dentro e Serro, cuja ordem de serviço foi dada no mês passado pelo Governo de Minas.
Durante sua palestra, Zé Fernando apresentou a “Linha do Tempo” do turismo em Conceição do Mato Dentro, quais são as riquezas turísticas e culturais do município, além de detalhar os projetos em andamento para impulsionar o turismo na região. Entre essas ações estão a busca de modelos exitosos e de conhecimento, como o que vem sendo proporcionado pelo Abeta Summit. “Não queremos inventar a roda, mas aperfeiçoar. O Abeta Summit é um divisor de águas. É uma honra receber o congresso, mas é uma grande oportunidade absorver o que está acontecendo hoje no que há de mais importante no ecoturismo e turismo de aventura”, afirmou.
De acordo com o Zé Fernando, o desafio é construir em Conceição do Mato Dentro um turismo de imersão, de experiência, responsável e sustentável. “Para isso, nos pautamos em ideias, inovação e ousadia com base em experiências exitosas que conectem o futuro”, declarou.
O prefeito afirmou que a atividade mineração, inicialmente tida como negativa para o turismo, está sendo uma parceira no investimento de ações que impulsionem as atividades turísticas no município. “Temos uma enorme extensão territorial, a mineração está em uma parte localizada. Estamos trabalhando para conciliar a mineração de grande porte e fazer do ecoturismo a alternativa socioeconômica primordial do município”, disse. Ao apresentar os projetos em andamento, o prefeito fez questão de ressaltar a importância das parcerias. “Não se faz turismo sem a parceria da iniciativa privada. Hoje, por exemplo, a gente tem uma rede hoteleira preparada para receber o turista com conforto e tranquilidade”, declarou.