Conceição integra onda amarela e reabre estabelecimentos comerciais

Confira os serviços autorizados a funcionarem

Conceição integra onda amarela e reabre estabelecimentos comerciais
Foto: Carol Vieira

Conceição do Mato Dentro, que integra o programa estadual Minas Consciente, agora faz parte dos municípios autorizados a flexibilizar o comércio. Após sete meses fechados, os estabelecimentos podem retomar as atividades, desde que seguindo as orientações previstas pelo programa. No momento, Conceição faz parte da onda amarela, estágio intermediário no controle da Covid-19, permitindo reabertura dos comércios não essenciais.

Ao aderir o Minas Consciente, o avanço do coronavírus em Conceição será avaliado dentro de uma estratégia que comporta três fases. Estas são divididas conforme o grau de essencialidade das atividades e o potencial risco de contaminação da doença, autorizando ou não a flexibilização do comércio durante a pandemia. Sendo assim, as fases possuem cores representativas de acordo com o nível sanitário do município: vermelho para sinalizar situação crítica, amarelo para intermediário e verde para abrandamento das medidas.

Na onda vermelha, podem funcionar apenas serviços essenciais, como supermercados, bancos, padarias, fábricas e hotéis. Bares e restaurantes podem funcionar por meio do sistema de entregas. Já no nível intermediário, onda amarela, libera-se as atividades tidas como não essenciais, mas com baixa possibilidade de disseminação do vírus, como autoescolas, floriculturas, salões de beleza, livrarias e academias. Nesta fase, bares e restaurantes estão autorizados a abrir as portas, desde que cumpridas as medidas sanitárias e de distanciamento. Por fim, na onda verde, a mais ampla, shows musicais podem ser retomados, além de clubes, teatros e cinemas.

Portanto, segundo o Minas Consciente em Conceição, segue autorizado o retorno das academias, agência de viagem, operadores turísticos, ensino extracurricular, autoescola e cursos de pilotagem. Além disso, bares e restaurantes também podem receber os clientes para consumo dentro dos estabelecimentos, incluindo o atendimento de delivery.  Ainda, salão de beleza e atividades de estética, comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo também estão autorizados a funcionar.

Veja outros estabelecimentos autorizados: 

– Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos.

Igrejas

De acordo com a Prefeitura de Conceição, as igrejas também poderão reabrir para cultos e missas, desde que obedeçam todos os protocolos exigidos pelo Decreto Municipal 077/2020.

Mercado Municipal

Em relação à reabertura do Mercado Municipal “Maurílio Lages”, todos os produtores e expositores serão procurados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para o repasse das normas de funcionamento do espaço durante a pandemia.

De acordo com a Prefeitura, os estabelecimentos essenciais que estavam funcionando podem manter o funcionamento seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. Ademais, antes de reabrirem, todos os estabelecimentos devem conhecer os protocolos de segurança da sua atividade. Ainda, segundo a Prefeitura, a Vigilância em Saúde realizará reuniões com as lideranças de cada segmento comercial para passar os protocolos de segurança.