Concessão da BR-381 e da BR-262 prevê 11 pedágios; veja os locais

Serão oito em território mineiro e três em estradas capixabas

Concessão da BR-381 e da BR-262 prevê 11 pedágios; veja os locais
Foto: Divulgação / DNIT

O edital de concessão da BR-381 e da BR-262, por onde há o tráfego de veículos entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, foi publicado nesta quarta-feira (1º). Ele prevê a instalação de 11 praças de pedágio, sendo que oito delas estarão em municípios mineiros e três em estradas capixabas.

De acordo com a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT), o valor da tarifa de pedágio deverá observar o patamar máximo de R$ 0,12 por quilômetro para trechos homogêneos de pista simples. E R$ 0,17 por quilômetro para trechos homogêneos de pista dupla, na data-base de abril de 2019.

A instalação das praças de pedágio está prevista para os seguintes municípios:

  • BR-381 – Caeté (MG)
  • BR-381 – João Monlevade (MG)
  • BR-381 – Jaguaraçu (MG)
  • BR-381 – Belo Oriente (MG)
  • BR-381 – Governador Valadares (MG)
  • BR-262 – São Domingos do Prata (MG)
  • BR-262 – Matipó (MG)
  • BR-262 – Reduto (MG)
  • BR-262 – Itatiba (ES)
  • BR-262 – Venda Nova dos Imigrantes (ES)
  • BR-262 – Viana (ES)

Para os usuários frequentes das vias, que realizam deslocamentos constantes entre municípios próximos, estão previstos desconto nas tarifa. Bem como para os motoristas que optarem por pagamento automático. Estes terão desconto de 5%.

O contrato, que tem duração de 30 anos prorrogáveis por mais cinco, prevê a concessão de 686,10 km , manutenção, operação, conservação e implantação de melhorias na via. A concessão inclui o trecho da BR-381, iniciado em Belo Horizonte no entroncamento com a BR-262 (para Sabará) até o entroncamento com a BR-116 (Governador Valadares).

Inclui também o trecho da BR-262 a partir do entroncamento com a BR-381, em João Monlevade, até a divisa com o Espírito Santo. Além, é claro, do trecho da BR-262 a partir da divisa dos estados até o entroncamento com a BR-101, em Viana.

Entre as principais obras previstas estão 402 km de duplicação, 228 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais e 40 passarelas. A previsão é que a concessão gere mais de 109 mil empregos diretos e indiretos. O leilão está marcado para o dia 25 de novembro. São estimados investimentos em torno de R$ 7,37 bilhões e custos de operação de R$ 6,03 bilhões.