Condição que compromete a linguagem afasta Bruce Willis do cinema
Ator de 67 anos foi diagnosticado com afasia, um distúrbio que afeta as habilidade de se comunicar, depois de uma lesão cerebral
No início da tarde dessa quarta-feira (30), a família do ator Bruce Willis anunciou sua aposentadoria da carreira no cinema. O motivo foi o diagnóstico que identificou um quadro de afasia, um distúrbio de linguagem ocorrido por lesão cerebral que afeta a comunicação. O comunicado é assinado pelas filhas do artista, sua atual esposa, Emma Heming, e sua ex, a também atriz Demi Moore.
“Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele”, diz o texto publicado também no perfil da filha Rumer Willis.
A nota oficial segue reforçando a importância dos fãs na carreiras do ator.
“Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuos. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queremos trazer seus fãs, porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele. Como Bruce sempre diz, “Viva” e, juntos, planejamos fazer exatamente isso. Amor, Emma, Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn”, finaliza a publicação.
Ver essa foto no Instagram
Luta longa
A notícia de que a lenda Bruce Willis vai abandonar a carreira, aos 67 anos, surpreendeu muita gente de surpresa. Porém, o astro de Hollywood já vem lidando com sua doença há cerca de dois anos. Segundo fontes próximas ao ator, a lesão cerebral foi descoberta em 2020 e, desde essa época, Bruce vem apresentando problemas ligados a sua cognição, fala, coordenação motora e memória.
Em 2021, ele começou a lutar contra uma perda de memória recente, o que passou a refletir diretamente no trabalho dele. A lesão fez com que Bruce passasse a ter dificuldades de decorar os textos e, assim, foi preciso adotar o uso de um ponto eletrônico, com um assistente lhe soprando o texto em tempo real. Foi assim que ele conseguiu atuar em seus últimos filmes.
Ainda assim, Willis apresentava dificuldade para articular frases mais longas, o que o abalou emocionalmente. O ator começou a ficar deprimido e envergonhado com a situação. Familiares e amigos mantiveram segredo sobre os problemas de saúde dele por todo esse tempo, mas agora resolveram que o melhor era abrir a situação publicamente.
A lesão vem se agravando, e os médicos pediram para que Bruce poupe esforços. Não há cura, apenas tratamento para diminuir os prejuízos causados pela doença.