O Pré-carnaval do Divino, em Divinópolis, começa no dia 3 de fevereiro e já tem programação. Serão nove blocos, sendo que sete desfilarão na avenida Paraná, das 12h às 22h e dois, no Espaço Kids das 9h às 16h.
Os blocos Barteria, Bloco do Divino, Bloco do Samba, Bateria Oficial, Bloco dos Caveiras, Haja Amor e o Bloco da Limpeza levam a folia para avenida Paraná. Para isso, a passagem de veículos estará interditada da Rua Candeias até a Rua Noé Soares. Segundo a Prefeitura de Divinópolis, haverá 15 entradas e saídas para as pessoas e será realizada uma revista.
A organização também avisa que garrafas de vidro, cooler para consumo próprio, carrinhos e caixas de isopor de grandes dimensões têm entrada proibida. A prefeitura de Divinópolis alega que o público terá à disposição mais de 200 banheiros químicos, que estarão espalhados por todo o trajeto, além de 150 lixeiras e catadores.
Espaço Kids
No interior do Centro Administrativo da Prefeitura, será montado o Espaço Kids, uma área com brinquedos infláveis e fraldários. No espaço, haverá dois blocos de carnaval para as crianças, além de oficinas, apresentações, concurso de fantasias e brincadeiras. O Espaço Kids funcionará das 9h às 16h e as crianças só poderão permanecer acompanhadas de um responsável.
Segurança
A Prefeitura de Divinópolis informou que mais de 90 trabalhadores orientarão o público sobre informações como saídas, banheiros e lixeiras. Além disso, 100 seguranças estarão presentes ao longo da avenida e nas entradas.
As ações de segurança também serão desenvolvidas por mais de 60 brigadistas, capacitados para atuar na prevenção e no combate direto de incêndios. As equipes estarão disponíveis para prestar os primeiros socorros em casos de emergência, além de avaliar os riscos e elaborar relatórios.
Ainda no aspecto segurança, um Centro de Comando das Forças de Segurança será montado na unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), reunindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans). No local, será possível fazer registro de ocorrências durante todo o evento.
Saúde
Um Posto Médico também será montado na unidade da UEMG, dispondo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com médico, enfermeiro, socorrista e condutor.
A Unidade de Saúde Morada Nova funcionará como um posto médico intermediário. O evento contará com três ambulâncias com profissionais preparados para atuar em qualquer incidente que seja necessário acionar os protocolos de atendimento à vida.