Conheça os golpes mais comuns em datas importantes para o comércio
Os criminosos não se limitam às práticas em plataformas de sites falsos
A proximidade das festas de fim de ano, com o aquecimento das compras, provoca um aumento significativo de golpes online. Dados preliminares indicam que cerca de 100 mil tentativas de fraudes foram registradas, especialmente após a Black Friday, por meio de anúncios e páginas falsas.
A proliferação de sites de vendas fictícias, impulsionados por anúncios pagos em redes sociais e buscadores, tem se tornado um problema crescente para os consumidores. Imitando grandes varejistas e lojas oficiais, essas plataformas utilizam uma variedade de táticas para enganar os consumidores. Além de copiar a identidade visual de marcas conhecidas, esses sites oferecem métodos de pagamento convenientes, como PIX e boleto, dificultando o reembolso em caso de golpe.
Os criminosos não se limitam às práticas em plataformas falsas. O site InfoMoney consultou Matheus Manssur, superintendente comercial da Clear Sale, sobre os golpes mais comuns nesta época do ano.
Golpes mais comuns
Phishing golpe do link falso
O phishing consiste na tentativa do criminoso de obter senhas e dados pessoais da vítima por meio do envio de e-mails, banners, SMS e mensagens no WhatsApp com links suspeitos. As mensagens podem disfarçar sorteios, cobranças urgentes, pedidos de alteração de senha por tentativas de invasão ou solicitações de atualização de dados para manutenção de conta. Essa atitude é aplicada em datas importantes para o comércio, como o Natal e Black Friday e, no cotidiano, também podem incluir promoções e ofertas.
Como se proteger: preste atenção a erros ortográficos, imagens e logotipos suspeitos. Analise sempre o endereço de e-mail indicado, a urgência excessiva na mensagem e URLs que parecem legítimas, mas têm pequenas diferenças, como a troca de letras. Copie o texto e pesquise em um mecanismo de busca confiável. Na dúvida, não clique em links ou arquivos suspeitos.
Trojan bancário
Ao clicar em um link enviado por phishing, programas maliciosos podem se infiltrar em dispositivos, como celulares ou notebooks, roubando informações financeiras, como senhas e números de cartões de crédito, e monitorando atividades online de forma discreta.
Como se proteger: além das práticas indicadas para evitar phishing, é importante ter um antivírus instalado em seus dispositivos.
Golpe do Airbnb falso
Um site falso do Airbnb oferece aluguéis de apartamentos atraentes, insistindo que o visitante faça uma transferência para um agente para confirmar sua reserva, resultando em prejuízo financeiro. Além do Airbnb, os criminosos simulam outros sites ligados a plataformas de viagem.
Como se proteger: verifique a URL do site para conferir se ela é legítima, cheque o CNPJ da empresa, pesquise a reputação da loja em plataformas confiáveis e desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Observe também se o site oferece diferentes formas de pagamento.
Golpe dos Correios
No chamado “golpe dos Correios”, criminosos entram em contato com o consumidor por meio de mensagem SMS, e-mail ou WhatsApp, alegando que há taxas adicionais a serem pagas para liberar um suposto produto comprado online.
Em alguns casos, o consumidor realmente fez uma compra segura e, por coincidência, recebe uma tentativa de “golpe dos Correios” enquanto espera seu pedido. Contudo, há situações em que a vítima adquiriu o produto em um site fraudulento – que nunca entregará o item – e os criminosos tentam extorquir ainda mais dinheiro dela com o “golpe dos Correios”.
Como se proteger: desconfie de mensagens urgentes e sempre confira o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. No caso dos Correios, o e-mail legítimo é o “@correios.com.br”. Não clique nos links contidos no corpo do e-mail ou da mensagem SMS em nenhuma hipótese. Se estiver realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
Golpe do WhatsApp
Um criminoso se passa por funcionário de uma empresa e oferece serviços, pedindo a confirmação de um código ou número de protocolo, que na verdade será usado para acessar sua conta.
Como se proteger: ative a “verificação em duas etapas” no WhatsApp e nunca compartilhe códigos recebidos por SMS.
Golpe da falsa central de atendimento
Os criminosos ligam se passando por uma instituição financeira, mencionando transações suspeitas em sua conta para solicitar a confirmação de informações sensíveis.
Como se proteger: nunca compartilhe dados pessoais em ligações e sempre desconfie de chamadas com pedidos urgentes. Lembre-se: as instituições financeiras não solicitam dados confidenciais por telefone nem pedem que você realize transações financeiras em sua conta.
Uso indevido de marcas
O criminoso faz contato por telefone, e-mail ou mensagem, se passando por representante de um banco conhecido e respeitável. Com um discurso persuasivo, tenta convencê-lo a passar informações pessoais e confidenciais, como senhas, dados bancários e informações de cartão.
Como se proteger: desconfie de preços ou taxas que estejam muito abaixo do mercado. Busque informações diretamente no site e canais oficiais da instituição desejada e sempre digite o nome do site diretamente no seu navegador de internet. Além disso, nunca clique em links vindos de conversas duvidosas – como um link enviado por um suposto atendente ou representante de uma empresa via SMS ou WhatsApp.
Perfil falso de amigo ou familiar
Os golpistas utilizam imagens de pessoas conhecidas com números de celulares diferentes, se passando por pessoas próximas, simulando uma situação financeira urgente, doença ou acidente para pedir dinheiro.
Como se proteger: Desconfie de números desconhecidos e confirme a situação diretamente com a pessoa conhecida via ligação ou chamada de vídeo.
Como se prevenir na hora da compra
Segundo os especialistas consultados, antes de efetuar uma compra neste fim de ano, seja online ou em uma loja física, é necessário:
– Desconfiar de preços muito baixos.
– Acessar sempre o site oficial da loja para verificar promoções.
– Pesquisar sobre a marca do produto desejado e o nome da loja em redes sociais e em sites de reclamações.
– Em marketplaces: verificar as avaliações de outros clientes, o histórico do vendedor, o tempo de conta, o número de seguidores e as vendas efetuadas.
– Priorizar o uso de cartão virtual temporário (que dispensa o registro do cartão para débitos futuros) em compras online.
– Evitar realizar compras usando Wi-Fi público ou VPN desconhecida.
– Em compras em estabelecimentos físicos: conferir sempre o valor que está na tela da maquininha antes de efetuar o pagamento e tomar cuidado para que ninguém visualize a digitação de sua senha ou troque o cartão na hora de devolvê-lo.
– Ativar as notificações do seu celular para transações realizadas em sua conta – a maioria das instituições financeiras encaminha um alerta por SMS ou Push sempre que você realiza uma compra.