Conmebol anuncia que Copa América será realizada no Brasil

Anúncio ocorre horas após a Argentina, assim como a Colômbia, desistir de sediar a competição

Conmebol anuncia que Copa América será realizada no Brasil
A competição seria disputada na Argentina e Colômbia, mas foi transferida para o Brasil. Foto: Divulgação/Conmebol

Na manhã desta segunda-feira (30), a Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, anunciou que a Copa América 2021 será realizada no Brasil. O anúncio foi feito horas após a Argentina se tornar a segunda sede a desistir de receber a competição. De acordo com a confederação, os locais e os jogos ainda serão confirmados, assim como as datas de início e fim do torneio. A Copa América estava prevista para ser iniciada em junho.

Inicialmente, a Copa América seria sediada tanto na Colômbia, quanto na Argentina. Porém, no dia 20 de maio, os colombianos haviam desistido da ideia por conta da tensão social presente no país nos últimos meses e a repressão violenta por parte da polícia, que tornaram impossível a realização da disputa.

Com isso, a Copa América teria sede única, na Argentina. Mas na noite de ontem (30), os hermanos também anunciaram que não abrigariam mais a competição, desta vez por conta de restrições impostas pela pandemia.

Sobre a competição

A Copa América, oficialmente CONMEBOL Copa América, conhecida até 1975 como Campeonato Sul-Americano de Futebol (em espanhol: Campeonato Sudamericano de Fútbol), é a principal competição entre as seleções de futebol das nações da Conmebol.

Este torneio tornou-se o mais antigo do mundo, entre seleções, após os Jogos Olímpicos de Londres de 1948, já que após esta edição as Olimpíadas começaram a ser disputadas por seleções que não são consideradas as principais, e também quando em 1984 o British Home Championship foi abolido.

A competição determina o campeão continental da América do Sul. Desde a edição de 1993, equipes da América do Norte e da Ásia também foram convidadas a participar.