Consumidores adotam estratégias para economizar na compra de material escolar; confira

O impacto das compras no orçamento familiar é significativo, especialmente no início do ano

Consumidores adotam estratégias para economizar na compra de material escolar; confira
Foto: Maria Fernanda Andrade/Arquivo pessoal

Nesta segunda-feira (3), as escolas particulares de Itabira iniciam mais um ano letivo. Enquanto isso, a rede pública de ensino tem a volta às aulas marcada para ocorrer no próximo dia 10. Com isso, a busca por material escolar no comércio itabirano se torna mais intensa. A alta nos preços faz com que os consumidores adotem estratégias para economizar e equilibrar o planejamento financeiro das famílias. Maria Fernanda Andrade, que concilia a vida profissional na área da beleza e de influenciadora digital com a rotina de mãe, compartilhou sua experiência ao realizar as compras de material escolar este ano.

“Foi um pouco trabalhoso pesquisar e comparar preços para encontrar tudo o que precisava sem fugir do orçamento, mas, ao mesmo tempo, foi muito gostoso incluir minha filha no processo. Deixar ela escolher alguns itens transformou a tarefa em algo mais leve e divertido”, conta.

Para economizar, ela reaproveitou materiais do ano anterior, pesquisou ofertas em diferentes lojas e buscou promoções e cupons de desconto. O impacto das compras no orçamento familiar é significativo, especialmente no início do ano, quando outras despesas também pesam. Desse modo, o planejamento e a pesquisa dos preços de mercado podem ser aliados na hora de economizar.

Consumo consciente e apoio ao comércio local

Para muitos consumidores, o momento da compra vai além de simplesmente seguir uma lista. Maria Fernanda faz questão de envolver os filhos na escolha dos materiais escolares.

“É uma chance de ensinar às crianças sobre planejamento, economia e a importância de cuidar do que têm”, afirma.

Além disso, ela destaca a importância de apoiar o comércio locaL: “Sempre que posso, também tento comprar de pequenos comerciantes, pois é uma forma de apoiar a comunidade e fazer a diferença”, comenta.

Os consumidores seguem adotando estratégias para equilibrar qualidade, praticidade e economia na hora de preparar os estudantes para mais um ano letivo.

Galeria de Fotos