Contagem, na Grande BH, registra 100 milímetros de chuva em quatro horas

egundo a Defesa Civil, não houve registros de óbitos, desabrigados e desalojados – somente temporários e que já retornaram para as casas

Contagem, na Grande BH, registra 100 milímetros de chuva em quatro horas
(Foto: Janine Moraes/PMC)

A cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi atingida por uma forte chuva na madrugada desta quarta-feira (20), por volta das 3h. A Defesa Civil havia previsto um volume de 50 milímetros de chuva, no entanto, foi registrado 100mm, em quatro horas, com intensidade moderada a forte, atingindo as oito regiões do município.

Diversas famílias e estabelecimentos foram atingidos pela chuva da madrugada. Pelo telefone 199, ocorreram 29 Registros de Ocorrência (RO) e quase 260 residências receberam ou ainda receberão o apoio dos agentes. Cerca de 500 pessoas foram impactadas pelas chuvas com o recebimento de 26 galões de hipoclorito em 20 áreas afetadas. Os colchões e cobertores também serão distribuídos. Segundo a Defesa Civil, não houve registros de óbitos, desabrigados e desalojados – somente temporários e que já retornaram para as casas.

Em resposta à situação causada pela chuva, a equipe da Defesa Civil adotou uma abordagem protetiva e de solução, conduzindo o monitoramento visual por meio de câmeras, acompanhando os grupos dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), acionando o Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR) e efetuando o atendimento dos locais afetados.

“A Defesa Civil tem o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que é organizado para respostas em conjunto com outras secretarias. Diferente de anos anteriores, agora temos um Comitê de Área de Risco com um serviço de 199 que recebe chamadas em 24h”, comentou a subsecretária, Ângela Gomes.

Ela também reforçou um pedido à população. “É importante que as pessoas não joguem lixo nas vias públicas, pois os resíduos podem causar obstrução nas redes de drenagem de água de chuva (bocas de lobo, bueiros e canais) que acabam por não escoar a água, provocando grandes alagamentos nas vias públicas, inundando casas e causando prejuízos”, enfatizou.

Acionar a Defesa Civil

A Defesa Civil reforça que está de plantão 24h e, para acioná-la, a população deve ligar para o número 199. Para tanto, a Defesa Civil destaca que em caso de necessidade, os moradores da cidade podem entrar em contato pelo telefone 3198-8671, administrativo, que encaminhará para o 199. No entanto, é pedido que o número seja acionado apenas se o telefone oficial tiver impossibilitado.