Convenções partidárias: PSD lança Fuad à reeleição e PSDB/Cidadania apresenta vereadores sem oficializar João Leite

As convenções partidárias são os eventos que lançam oficialmente as candidaturas de políticos para as eleições

Convenções partidárias: PSD lança Fuad à reeleição e PSDB/Cidadania apresenta vereadores sem oficializar João Leite
Tempo de rádio e TV para as eleições em BH foi definido na última quinta-feira (22). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As convenções partidárias já tiveram início em Belo Horizonte. A primeira delas oficializou Fuad Noman como candidato à reeleição e a segunda lançou somente candidaturas ao legislativo.

No último sábado (20), o Partido Social Democrático (PSD) oficializou a candidatura de Fuad Noman à reeleição. Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), o atual prefeito de Belo Horizonte foi Secretário-Executivo da Casa Civil no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Já a segunda foi feita ontem (22) pela federação Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)/Cidadania, que lançou somente os nomes para o Legislativo. O pré-candidato à prefeitura pelo partido, João Leite, não foi oficializado na ocasião. Ex-goleiro do clube Atlético Mineiro, João Leite foi vereador em Belo Horizonte e deputado estadual.

Conheça outras pré-candidaturas à prefeitura de Belo Horizonte:

Bruno Engler (PL)

Foto: reprodução/Facebook

O pré-candidato do Partido Liberal atua como deputado estadual pelo mesmo partido no momento. Alinhado à extrema direita, é coordenador do Movimento Direita Minas.

Carlos Viana (Podemos)

Foto: arquivo pessoal/Senado Federal

Carlos Viana é jornalista graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós graduado em Marketing também pela UFMG. pré-candidato pelo Podemos, atua como senador pelo mesmo partido atualmente.

Duda Salabert (PDT)

Duda Salabert
Foto: Karoline Barreto/CMBH

Duda Salabert foi a primeira pessoa transgênero a concorrer ao Senado. Graduada em Letras pela PUC-Minas, atua como deputada federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e é pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte pelo mesmo partido.

Gabriel Azevedo (MDB) e Paulo Brant (PSB)

Presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, discorda de Prefeitura
Foto: Bernardo Dias/CMBH

O atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), lançou sua pré-candidatura à prefeitura no último sábado (15). Gabriel é jornalista, advogado, publicitário e professor.

Sua chapa conta com o pré-candidato a vice-prefeito Paulo Brant (PSB), que é graduado em Engenharia Civil pela UFMG e Economia pela PUC-Minas.

Indira Xavier (UP)

Nádia Nicolau/Sind-UTE/MG

Indira Xavier foi Coordenadora do Movimento Olga e da Casa Tina Martins. Candidatou-se a deputada estadual em 2006 e 2010 e a governadora em 2018. Indira é a pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte pela Unidade Popular (UP).

Luísa Barreto (Novo)

Foto: Governo de Minas

Luíza Barreto é Secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema. Pré-candidata a prefeita pelo partido Novo, é graduada em políticas públicas e gestão governamental e é pós-graduada em gestão estratégica pela Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho.

Mauro Tramonte (Republicanos)

deputado estadual tramonte
Foto: Luiz Santana

Mauro Tramonte é conhecido por apresentar o Balanço Geral, da TV Record Minas. Disputou o cargo de vereador de Poços de Caldas (MG) em 2004 e é deputado estadual desde 2018.

Rogério Correia (PT)

Foto: reprodução/Facebook

Rogério Correia é professor de Matemática e Física e foi um dos fundadores do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) e do PT em Minas Gerais. Atuou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, Rogério Correia é deputado federal.

Wanderson Rocha (PSTU)

Foto: Pollyanna Maliniak/ALMG

Wanderson Rocha é o pré-candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-REDE/BH), é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra.