Converter em PDF: saiba como transformar arquivos pela internet

A grande maioria dos arquivos podem ser convertidos em PDF de forma gratuita

Converter em PDF: saiba como transformar arquivos pela internet
Fonte Freepik

Alguns recursos como Word e Excel fazem parte do nosso dia a dia. Mas, e se você precisar enviar o arquivo mantendo a configuração e características? Como converter em PDF?

Embora seja possível enviar o arquivo original, é muito provável que algumas configurações se percam no caminho. Por exemplo, textos no Word que usam fontes personalizadas perderão essa configuração se não forem enviados adequadamente.

Ao invés de anexar o arquivo e mais os adicionais de fontes extras, é só converter em PDF antes. Esse formato de arquivo mantém as configurações originais independentemente de onde foram criadas. 

Por isso, aprenda a converter seus arquivos em PDF e fique livre para enviar seus arquivos sem que haja mudanças indevidas.

O que é e como funciona o PDF?

O Portable Document Format, conhecido como PDF, é um arquivo desenvolvido pela Adobe Systems cujo objetivo é apresentar o documento integralmente em diferentes aplicativos, hardwares ou sistemas operacionais.

De maneira geral, essa tecnologia é capaz de “travar” o arquivo para que ele mantenha suas características mesmo que seja aberto em outros tipos de dispositivos. 

Pense, por exemplo, naquela apresentação PowerPoint que seu chefe pediu para você produzir. Após terminar, você envia para ele conferir. Mas, quando seu chefe recebe, o arquivo está todo desconfigurado e ele não consegue encontrar as informações que foram solicitadas. 

Essa cena não é rara. O problema é que um arquivo criado no Windows pode abrir de forma diferente em um computador Mac. E sem dúvida, isso acontece com dispositivos móveis, como aparelhos de celular.

Dessa forma, um arquivo PDF preserva formatação, fontes, imagens e demais configurações originais do arquivo. As características são preservadas para que o documento seja apresentado integralmente e fidedigno ao seu formato original.

A ação de converter em PDF pode ser realizada com qualquer tipo de arquivo, como tabelas, imagens e gráficos. 

Da mesma forma, ao receber arquivos desta extensão também há a possibilidade de converter PDF em Word, Excel, jpeg, entre outros.

Por que salvar um arquivo em PDF?

Indiscutivelmente a maior vantagem em salvar arquivos em PDF ou converter em PDF é preservar as propriedades e particularidades. Ou seja, você tem a certeza de que a exibição desse arquivo será exatamente conforme produzido, sem alterações.

E não é apenas a visualização que se mantém íntegra. Se houver a necessidade de imprimir o documento, haverá precisão e as cópias físicas serão fidedignas ao arquivo digital. 

Outro ponto de destaque é a compatibilidade. Atualmente, o PDF pode ser considerado uma extensão universal para o compartilhamento de documentos.

Esses arquivos são aceitos nos mais variados meios porque podem ser abertos por inúmeros dispositivos ou sistemas operacionais. 

Inclusive, o  Google Chrome deve lançar a funcionalidade para assinar documentos PDF diretamente no navegador.

Para preservar o arquivo, principalmente em relação às edições indevidas e direitos autorais, é possível acrescentar medidas de segurança, como senhas, e restrições às modificações ou impressões.

Arquivos que possuem muitas imagens, tabelas, gráficos, entre outros, tendem a ser arquivos mais pesados. Quando se opta por converter em PDF, é possível reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade, facilitando o compartilhamento ou armazenamento.

É possível converter em PDF sem instalar programas?

Fonte: Unsplash

A boa notícia é que é totalmente possível converter em PDF arquivos variados de forma gratuita e sem instalar nenhum programa.

Se você produziu um documento no Microsoft Office, ou possui um arquivo de imagem como PNG, BMP e até GIF, poderá convertê-los perfeitamente em PDF.

Em ambientes profissionais, como nas empresas, é altamente recomendado que os arquivos estejam nesse formato. Isso ajuda tanto no compartilhamento, como no acesso. Inúmeras plataformas de gestão exigem que os documentos anexados estejam em formato PDF.

O armazenamento de arquivos digitais é tão importante e abrange tantos ramos, que a legislação brasileira possui uma lei específica sobre a digitalização e utilização de sistemas informatizados para a área de saúde.

A lei nº 13.787 de 2018 especifica as normas para guarda, armazenamento e manuseio de prontuários de pacientes. 

Além disso, processos, requisições e até inscrições realizadas pela internet solicitam esse formato padrão para os anexos.

Por isso, é altamente recomendado que todos os usuários saibam como converter seus arquivos de forma eficiente, rápida e prática.

Convertendo arquivos em PDF diretamente na internet

A grande maioria dos arquivos pode ser convertida em PDF em questão de poucos segundos, usando uma ferramenta adequada e gratuita. 

O Smallpdf, por exemplo, é uma solução altamente indicada para converter em PDF de maneira prática. O usuário precisa apenas acessar o site, fazer o upload do arquivo e escolher o formato PDF para a conversão.

Em questão de segundos poderá realizar o download do arquivo convertido e pronto para que possa ser amplamente compartilhado.

Soluções como o Microsoft Office também permitem que, na hora de salvar o item que foi criado, como um documento Word, se opte pela opção PDF.

Lembre-se que converter em PDF é a melhor alternativa para armazenar, compartilhar e manter os arquivos seguros preservando suas configurações originais.