Copasa diz que fornecimento de água em Conceição será normalizado até segunda

Falta recorrente do recurso no município é um problema que já rendeu mais de duas mil reclamações contra a companhia

Copasa diz que fornecimento de água em Conceição será normalizado até segunda
Foto encaminhada via internauta

Como resposta a manifestação de moradores que reclamaram da falta de água em Conceição do Mato Dentro, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se comprometeu a restabelecer o fornecimento de água no município até a próxima segunda-feira(5), segundo a Prefeitura. Desde o dia 24 de setembro, conceicionenses do bairro Cuiabá estão sem o abastecimento regular do recurso. Tal cenário motivou nesta quinta-feira (1°) uma ato em que moradores fecharam uma das ruas que estão sem água como forma de protesto.

De acordo com a prefeitura, a Procuradoria Jurídica do Município vai notificar extrajudicialmente a Copasa para a regularização imediata do abastecimento de água sob pena de rescisão do contrato. Além disso, o Ministério Público também será acionado para alinhar a proposta de Termo de Ajustamento de Conduta com a companhia. O prefeito da cidade, Zé Fernando (MDB), e o Diretor de Operações da Copasa, Guilherme Frasson, se reuniram hoje para discutir a situação do município.

Problema recorrente

A falta recorrente do recurso em Conceição é um problema que já rendeu mais de duas mil reclamações contra Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que é responsável pelo abastecimento no município. Em período de pandemia, a preocupação com a falta de água se agravada, uma vez que, o recurso é um importante instrumento usado na limpeza e no cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.

A Copasa informou que para aumentar a disponibilidade de água em Conceição do Mato Dentro iniciou em agosto deste ano, as obras de ampliação do sistema de abastecimento. A previsão é que a conclusão aconteça em até 18 meses. Enquanto isso, a companhia informou que realiza manobras operacionais no sistema de distribuição de água e disponibilizando caminhões-pipa para atender aos moradores da cidade.

Ainda segundo a Copasa, é necessário que os clientes registrem a situação de desabastecimento nos canais de atendimento da empresa, como site ou pelo aplicativo Copasa digital. O atendimento também está disponível por telefone, pelo número 115. Neste caso, o morador que estiver sem água deve informar o endereço completo do imóvel para que sejam tomadas as devidas providências.