Corrida e Caminhada da Padroeira abre as comemorações dos 176 anos de Itabira; confira a galeria de fotos
A atividade esportiva também integra a programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário e contou com cerca de 300 atletas
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), a 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira — evento que marcou o início das comemorações pelos 176 anos de emancipação política de Itabira. A atividade esportiva também integra a programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário e contou com cerca de 300 atletas, o dobro de competidores em relação ao ano passado.
“Esse evento é realizado com diversas parcerias, a paróquia [Nossa Senhora do Rosário] propõe mas conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Estúdio Anderson Cerceau, que já tem uma experiência longa nas práticas de corrida, e, sem dúvida alguma, é um motivo de muita alegria porque esse ano nós dobramos o número de participantes, ano passado tivemos em torno de 150 inscrições, este ano foram 300 inscrições”, destacou padre Adriano Mendes de Pinho.
“Além disso, também abrimos a modalidade da corrida kids e envolve toda a família, você vê pessoas idosas, crianças, jovens de todas as faixas etárias participando dessa atividade recreativa, mas também celebrando a padroeira da nossa cidade: Nossa Senhora do Rosário”, completou padre Adriano.
A corrida teve um percurso de 5km. A largada foi na Prefeitura Municipal de Itabira e seguiu pelas avenidas Carlos de Paula Andrade e Cristina Gazire, até a rotatória com a avenida Prefeito Li Guerra, onde os atletas retornaram em direção a praça Dr. Acrísio Alvarenga.
Em seguida, eles acessaram a avenida Carlos Drummond de Andrade e foram até a esquina com a rua Santana, onde fizeram novo retorno, e seguiram em direção a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Os atletas, então, subiram pela avenida Daniel Jardim de Grisolia até alcançarem o paredão, de onde seguiram pela rua Tiradentes até o adro da Catedral Nossa Senhora do Rosário — onde encerrou o percurso.
Para o padre Adriano, a corrida e caminhada, além de celebrar o aniversário da cidade e a padroeira Nossa Senhora do Rosário, também é um estímulo à saúde e ao autocuidado: “A palavra saúde tem a sua raiz etimológica do mesmo termo salutares, que significa salvação. Salvação é bem-estar integral do homem e esse bem-estar integral que a religião acredita numa dimensão posterior, transcendente que começa aqui agora. Então a gente já tem que buscar a saúde, a qualidade de vida porque nós acreditamos que o nosso corpo é templo do Espírito Santo”.
Celebrações
A programação do aniversário de Itabira segue durante toda a quarta-feira. Às 15h30 tem a inauguração das obras de revitalização da praça Dr. Acrísio Alvarenga. Às 20h30, tem a abertura do festival MAPA – Mostra de Arte Pública, na FCCDA.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário, promovida pela Catedral Diocesana, e que também integra as celebrações do aniversário da cidade, também acontece ao longo desta quarta-feira. Às 18h tem recitação do terço na Igreja do Rosário; às 18h30, uma procissão sai da igrejinha em direção à Catedral.
Às 19h tem missa em ação de graça aos 176 anos de emancipação política de Itabira, com a presença do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e outras autoridades municipais. A cerimônia será presidida pelo bispo da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti. Logo após, apresentação da Sociedade Musical Euterpe Itabirana.
Ver essa foto no Instagram
“As comemorações acontecem ao longo do dia, no fim da tarde, às 18 horas, temos uma procissão luminosa saindo da igrejinha do Rosário, vindo pra Catedral, após a missa a banda Euterpe Itabirana vai estar aqui nos prestigiando, fazendo uma apresentação musical”, convida padre Adriano.