Covardia: Indústria de abate de frangos é interditada por crueldade a animais
O equipamento indispensável para que os animais percam a consciência antes do abate estava defeituoso
A indústria de abate de aves, Frango Jaiara, localizada em Araguari, no Triângulo Mineiro, foi interditada em uma operação conjunta entre o Procon, Ministério Público (MPMG) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Várias irregularidades foram detectadas pelos peritos, desde falhas no equipamento de insensibilização utilizado no abate das aves, que estava defeituoso e é indispensável para que os animais percam a consciência antes de serem abatidas, além do tempo excessivo entre o transporte e o abate, causando cansaço e desconforto aos animais. Somado a isso, os fiscais constataram que a indústria tinha falhas no sistema de refrigeração nas áreas de visceração e embalagem, com temperaturas acima do permitido pela legislação sanitária, colocando em risco a saúde do consumidor.
A documentação da empresa também não atendia as normas para seu funcionamento, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida desde julho de 2023.
O MP definiu que a empresa só voltará às atividades ao corrigir todas as falhas de operação e documental e após comprovar as adequações necessárias à Promotoria de Justiça.