Covid-19: óbito divulgado na quinta-feira é da profissional de saúde itabirana
Boletim epidemiológico divulgado na quinta (17) traz a confirmação do óbito da técnica de enfermagem que faleceu no dia 12 de dezembro
Itabira perdeu, no sábado (12), a primeira servidora da linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. Até então, seu óbito estava em investigação. Na última quinta-feira (17), houve a confirmação. Simone Silva Viana, tinha 36 anos, era técnica em enfermagem no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e faleceu em decorrência da doença que ajudava a combater.
Segundo informado pela Secretaria de Saúde, ela apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 na quinta-feira (10), porém só foi internada no dia 12 de dezembro quando o quadro se agravou. Infelizmente, a técnica de enfermagem faleceu horas depois.
O que houve
Na época, a Prefeitura de Itabira chegou a informar, por meio de nota oficial, que embora os principais sinais e sintomas levassem a crer ser Covid-19, os exames ainda não confirmavam. O caso então, foi classificado como “óbito suspeito” no município”.
Vale lembrar que Simone Silva Viana não possuía comorbidades. Segundo a Prefeitura de Itabira, a técnica de enfermagem começou a trabalhar no HMCC em julho desse ano. Na ocasião, “recebeu treinamento na data de sua admissão com serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH). Posteriormente, permaneceu no horário administrativo para realização de treinamento setorial para trabalhar em escala de revezamento. Passando este período, atuou em plantões”.
Itabira ultrapassa 5 mil casos
De acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Saúde, neste sábado (19), o município de Itabira ultrapassou os cinco mil casos confirmados. Até hoje, 5025 pessoas estão com Covid-19. Desses, 4.342 são considerados recuperados.
Ainda segundo o boletim, 618 pessoas cumprem o isolamento domiciliar e 27 estão hospitalizadas. Além disso, 17 casos suspeitos estão internados e um óbito está sob investigação. Desde o início da pandemia, 38 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.