Governadores se manifestam contra negativa da Anvisa sobre Sputnik V
Os governadores do Ceará, Maranhão e Pernambuco se manifestaram contra a negativa da Anvisa para a liberação da vacina russa Sputnik V
Os governadores do Ceará, Maranhão e Pernambuco se manifestaram contra a negativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação da vacina russa Sputnik V. Na segunda-feira (26), a agência reguladora negou, por unanimidade de seus diretores, a autorização da importação do imunizante por dez estados por falta de dados básicos para análise do produto e por falhas identificadas pela área técnica.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), declarou que respeita o veto da Anvisa, mas afirmou que não podia deixar de expressar “decepção e estranheza”. Santana apontou que o produto tem eficácia comprovada e é utilizado em dezenas de países, tendo inclusive aval do Comitê Científico do Nordeste. Segundo ele, o Estado continuará na busca pela autorização, “principalmente diante da lentidão do Governo Federal no repasse de vacinas”. “O que não aceitarei jamais é que haja qualquer tipo de politização desse processo”, declarou no Twitter.
Embora respeite a decisão da Anvisa de veto ao uso emergencial da Sputinik V neste momento, não posso deixar de expressar minha decepção e estranheza, pelo fato da mesma vacina já ser usada em muitos países, e com eficácia demonstrada. (cont)
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 27, 2021
+ Covid: Anvisa nega autorização de importação da Sputnik V por estados
+ Governo prevê imunizar pessoas com comorbidades, deficiência e grávidas
+ Atendimento presencial na Prefeitura de Itabira: veja quais serviços estão disponíveis
O discurso do gestor de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também seguiu na linha de Santana, que destacou que vai continuar na busca pela autorização do imunizante.
Respeito a avaliação da agência, mas vou continuar trabalhando para que a vacina seja disponibilizada aos pernambucanos o mais rápido possível.
— Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) April 27, 2021
Já Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, declarou, na rede social, que irá “aguardar manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos”.
Sobre decisão da Anvisa quanto à vacina Sputnik, irei aguardar manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos. Posteriormente, teremos reunião com governadores da Amazônia e do Nordeste para avaliar fundamentos técnicos, a serem apresentados ao STF e à própria Anvisa
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) April 27, 2021
Relatórios
Na manhã de terça-feira (27), governadores participam de uma reunião com o Fundo Soberano da Rússia para fornecer mais relatórios e documentos técnicos do imunizante para possibilitar a revisão da decisão da Anvisa. Segundo Dino, o encontro virtual será para avaliar fundamentos técnicos da vacina, a serem apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à própria agência reguladora para a liberação da vacina.