Covid-19: leitos de UTI do SUS passam de 70% de ocupação em Itabira
Dados podem ser acessados no painel do Programa Cidades Saudáveis que monitora os números do Covid-19 no município
Desde outubro de 2020, a Prefeitura de Itabira disponibiliza dados sobre a Covid-19, em tempo real por meio de uma iniciativa do Programa Cidades Saudáveis. A ideia é reunir, organizar e fornecer informações sobre a pandemia do novo coronavírus. O painel mostra um panorama geral que inclui número de infectados, óbitos, taxa de ocupação dos leitos, bairros mais afetados, número de testes efetuados, entre outros dados.
A atualização do site é feita duas vezes ao dia, às 9h e às 17h30. Com base nos dados disponíveis nessa terça-feira (2) no painel, a situação de Itabira é preocupante. Com um total de 26 leitos de UTI disponíveis para pacientes do SUS, a cidade tem hoje 20 deles ocupados por pacientes com Covid-19, o que caracteriza 77% da taxa de ocupação.
Além disso, dos 55 leitos de enfermaria, também para pessoas atendidas pelo SUS, 35 estão preenchidos, gerando uma taxa de 64% de ocupação. Entre os 20 pacientes internados na UTI, 10 são de Itabira e restante de outros municípios. Na enfermaria, 15 pacientes são de fora da cidade, enquanto 10 são itabiranos ou residentes no município.
Vale ressaltar que o crescimento no número de novos casos em Itabira vem acontecendo de forma bem rápida. Na última semana, por exemplo, o município registrou 427 novas contaminações e cinco óbitos. Na semana anterior, 322 casos foram confirmados, assim como oito mortes.
Nos dados mais recentes é possível perceber que o número de homens (5.565) contaminados ainda é maior que o de mulheres (3544). Além disso, as pessoas entre 30 e 39 anos são as que mais testam positivo na cidade. E os idosos acima dos 60 anos, ainda são os que mais morrem em decorrência da doença.
Covid-19 nos bairros em Itabira
Atualmente, os cinco bairros com maior índice de contaminação são: Gabiroba com 656 confirmados; Praia (485); Centro (429); Major Lage de Baixo (352) e Bela Vista (339). Na outra ponta, com o menor número de infecções estão localidades como Quintas da Rocinha e Laboriaux, sem casos registrados; Vale do Sol com um confirmado e a zona rural da Chapada com dois positivos.
Quem quiser acompanhar os dados detalhados, pode acessar o mapa de Itabira neste link.