CPI da Unifei: “estamos tranquilos, temos cumprindo o que foi acertado no contrato”, afirma Bernardo Rosa
Secretário de Governo comentou sobre a conturbada relação entre Executivo e Legislativo, além de se posicionar sobre a possibilidade da CPI da Unifei
Durante a solenidade de posse da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel), o secretário de Governo de Itabira, Bernardo de Souza Rosa, comentou sobre a possibilidade de instauração de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara Municipal para investigar os atrasos na construção dos novos prédios da universidade federal (Unifei) na cidade. Ele também falou sobre a conturbada relação entre o governo Marco Antônio Lage (PSB) e o Legislativo.
“Nós estamos tranquilos, sabemos que o contrato da Unifei [para a construção dos novos prédios] foi assinado em outra gestão [do ex-prefeito Ronaldo Magalhães] e temos cumprindo o que foi avençado [acertado] lá atrás. Sabemos que no setor público pode existir um pouco mais de demora do que na iniciativa privada, mas temos que saber qual que é o objeto da CPI, que precisa ter um objeto já bem delineado, objetivo para que a gente possa começar a tratar e saber qual o motivo da instalação dessa CPI”, afirmou Bernardo Rosa.
Sobre o relacionamento com a Câmara de Itabira, o secretário de Governo — que tem a função de articular junto aos vereadores — disse que o trabalho de oposição precisar ser feito de maneira a oferecer soluções para a cidade e não se basear em questões políticas. Dessa forma, ele espera que o diálogo entre os poderes possa se desenvolver, por mais que existam parlamentares que possam pensar diferente do que tem sido proposto pelo prefeito Marco Antônio Lage.
“A nossa expectativa é que o diálogo [entre poderes] permaneça e intensifique cada vez mais. A oposição tem que existir porque isso é democracia, mas eu acho também que a gente tem que fazer uma oposição profícua para que nós não tiremos da população a esperança de uma cidade melhor e para não retrairmos a diversificação econômica e os investimentos em nossa cidade. Então, assim, logicamente que existem opiniões diversas, mas nós temos que congregar pro crescimento de Itabira”, avaliou Bernardo Rosa.
Ciscel
Além de abordar os principais assuntos que permeiam o debate político na cidade, Bernardo Rosa também destacou a importância do Ciscel para o sistema de saúde regional. O consórcio, que nos últimos dois anos foi presidido por Marco Antônio Lage, agora terá à frente Reinaldo das Dores Santos (PSD), prefeito de Santa Maria de Itabira.
“O consórcio é uma via de auxílio para a comunidade muito importante, onde vários municípios aderem ao consórcio, cada um com sua realidade, mas que em conjunto se completam. Isso é muito importante! Nós temos outros consórcios dentro do município também, que nos tratam dessa forma: trazendo parcerias com outros municípios até para amenizar o custo [dos serviços de saúde]”, destacou o secretário de Governo.
“Tanto em Ferros como em Santa Maria temos gestões profícuas com a comunidade, com a sociedade. Então tenho certeza que no consórcio também será a mesma coisa. Reinaldo [Santos] e Diquinho [Raimundo Meneses de Carvalho Filho, prefeito de Ferros, PSD] vão levar saúde para a comunidade de uma maneira eficiente, de uma maneira adequada como todos nós queremos”, completou Bernardo Rosa.