Crea-MG lança projeto para monitorar duplicação da BR-381 em tempo real
A estratégia adotada para a BR-381 deve se expandir para outras obras de infraestrutura em Minas Gerais
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) anunciou, na última quarta-feira (22), uma iniciativa inovadora para fiscalizar a duplicação da BR-381, uma das obras de infraestrutura mais importantes do estado. Durante reunião em Belo Horizonte, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, apresentou o Projeto Container – uma inspetoria modular que permitirá o acompanhamento em tempo real da execução dos trabalhos.
O anúncio coincidiu com a assinatura do contrato de concessão para as obras da rodovia, realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. O Crea-MG esteve representado no evento pelo diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro mecânico Antônio Humberto Pereira de Almeida.
Fiscalização e segurança técnica
Com um investimento de R$ 9 bilhões e um prazo de conclusão estimado entre nove e dez anos, a duplicação da BR-381 conectará Belo Horizonte a Governador Valadares. Para garantir a qualidade técnica e a segurança dos processos, o container do Crea-MG será instalado diretamente na área da obra. A estrutura permitirá a fiscalização de empresas e profissionais, assegurando que todos os envolvidos possuam os registros e as qualificações necessários.
Por meio desse container, prestaremos um serviço essencial, acompanhando de perto a execução. Essa iniciativa reforça a responsabilidade técnica e a segurança dos processos envolvidos na obra”, afirma Marcos Gervásio.
Transparência e colaboração
O Crea-MG lançará um boletim mensal para informar a sociedade sobre o progresso da duplicação. O documento trará detalhes sobre atividades realizadas, paralisações, detonações e desvios, mantendo a população e os profissionais atualizados.
Além disso, será formado um comitê de acompanhamento que incluirá o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e as prefeituras das cidades no entorno da rodovia.
Expansão do projeto
A estratégia adotada para a BR-381 deve se expandir para outras obras de infraestrutura em Minas Gerais. A abordagem pioneira visa consolidar um novo modelo de fiscalização técnica no estado. “Essa ação reafirma o compromisso do Crea-MG com a qualidade das obras de infraestrutura e com a valorização dos profissionais e das empresas de engenharia, contribuindo para que o desenvolvimento do estado ocorra com responsabilidade e segurança”, ressalta Marcos Gervásio.