Crise hídrica em Itabira: Saae anuncia captação emergencial de água no córrego Rio de Peixe

Seca impacta sistema de abastecimento do município e moradores de diversos bairros relatam falta de água nos últimos dias

Crise hídrica em Itabira: Saae anuncia captação emergencial de água no córrego Rio de Peixe
Responsável por abastecer 60% da cidade, reservatório da Pureza está com baixo nível de água – Foto: Divulgação/Saae Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Nos últimos dias, diversos itabiranos relataram falta recorrente de água em seus bairros, como Bela Vista, Campestre, Esplanada da Estação, Gabiroba, Nova Vista e outras localidades. Na manhã desta terça-feira (13), em nota enviada à imprensa, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alegou que o quadro de desabastecimento em Itabira é provocado pelo período de estiagem — que se iniciou em maio e segue até outubro. Para tentar minimizar os impactos para a população, a autarquia anunciou uma captação emergencial no córrego Rio de Peixe.

“Devido ao período de estiagem, as vazões de água bruta foram reduzidas a níveis que comprometem o abastecimento da população de Itabira. Para recuperar parte da vazão perdida, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) se prepara para realizar captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego Rio de Peixe, com capacidade para suprir parcialmente a demanda. A água captada será enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. A previsão é que a nova captação inicie nos próximos dias e acrescente aproximadamente 50 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento da cidade”, informou o Saae.

Ainda conforme a autarquia, para fazer a captação no Rio de Peixe foi necessário “solicitar outorga emergencial junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Além disso, foi necessário realizar processos de aquisição de materiais e equipamentos, como gerador, já que o local de captação emergencial não possui energia elétrica”.

Em sua nota, o Saae também disse que vem mantendo diálogos com a Prefeitura Municipal de Itabira, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Aecom do Brasil e a mineradora Vale para discutir formas alternativas para enfrentar o período de seca. “Desde meados de julho, a Vale passou a fornecer cerca de 30 l/s a mais, por dia, distribuídos nos sistemas Areão, Anel Hidráulico e ETA Rio de Peixe. No entanto, devido a severidade da seca, esse volume não tem sido suficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade, uma vez que o clima tem se mantido quente e seco”, afirmou a autarquia.

ETA Pureza, seca, manancial da Pureza
ETA Pureza – Foto: Divulgação/Saae Itabira

Manancial da Pureza

Imagens feitas na última segunda-feira (12) no manancial da ETA Pureza, responsável por abastecer 60% do município, registram o baixo nível de água no local — e gera preocupação devido ao risco de desabastecimento em grande parte da cidade.

Atualmente, a ETA Pureza atende a 52 bairros de Itabira. São eles: Água Fresca, Praia, Juca Rosa, Jardim das Oliveiras, Santa Izabel, Santa Rosa, Abóboras, Água Fresca, Amazonas, Areão, Bálsamos, Bálsamos II, Barreiro, Bethânia, CDI, CDI II, Colina da Praia, Conceição de Cima, Conceição de Baixo, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, Hamilton, Hamilton II, Jardim dos Ipês, João XXIII, Juca Batista, Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage de Baixo, Major Lage de Cima, Monsenhor José Lopes, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth, Santa Tereza, São Bento, São Cristóvão, São Marcos, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo e Vista Alegre.

Crise hídrica em Itabira: Saae anuncia captação emergencial de água no córrego Rio de Peixe
ETA Pureza – Foto: Divulgação/Saae Itabira

Orientações

Diante da baixa disponibilidade de água, o Saae orienta que os itabirana utilizem a água com racionalidade, evitando desperdícios. “A recomendação é para que ações simples, como tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, e reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos”, destaca a autarquia.

Ainda conforme o Saae, “a Resolução nº 228 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas”.

Além disso, a autarquia acrescenta, em relação às soluções alternativas de abastecimento, “que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”.

ETA Pureza, seca, manancial da Pureza
ETA Pureza – Foto: Divulgação/Saae Itabira

Atendimento ao cliente

O Saae também afirma que comunicar os problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto pelos seus canais oficiais é importante para que a autarquia saiba do problema e trabalhe para resolvê-lo o mais rápido possível.

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.

ETA Pureza, seca, manancial da Pureza
ETA Pureza – Foto: Divulgação/Saae Itabira