Crusader pretende explorar em Caeté durante 15 anos
Mina de Posse entrou em operação no início do ano passado
A Crusader do Brasil Mineração, empresa de capital australiano, pretende operar em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, por período aproximado de 15 anos. A empresa comprou o direito minerário da Mina de Posse, que fica na comunidade de mesmo nome, e começou a explorar em abril do ano passado, após a liberação dos licenciamentos.
A Crusader extrai três tipos de material da mina, com teores diferentes de ferro. São embarcadas mensalmente 65 mil toneladas de minério e gerados 70 empregos. De acordo com o engenheiro responsável pela operação, Mauro Sérgio Martins Calado, a empresa pretende aumentar a produção e gerar ainda mais empregos no município nos próximos anos.
A Mina de Posse fica ao lado da BR-381, próximo ao trevo de Caeté. A empresa obteve, em 2009, a primeira autorização ambiental de funcionamento, que permitiu a implantação das estruturas. Contudo, devido à localização do empreendimento, inserido no entorno da Unidade de Conservação de Proteção Integral da Serra da Piedade, a autorização foi cancelada em 2010.
Em dezembro de 2012, a empresa obteve a licença de operação de pesquisa para extração com validade até setembro de 2013. Diante disso, obteve autorização para retomar suas atividades, vinculada ao cumprimento de condicionantes.
Para extrair minério no local, a Crusader apresentou anuência do Iphan, Iepha, Prefeitura de Caeté e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A empresa implantou suas estruturas já em conformidade com o projeto de duplicação da BR-381, de acordo com parecer divulgado no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com Mauro Sérgio, a Crusader tem investido muito em mineração no Brasil. Em atuação no país desde 2004, atualmente tem 81 alvarás de pesquisa, segundo seu site oficial, cobrindo uma área total de 1.309,23 km². Além da Crusader do Brasil Mineração, fazem parte do grupo a Cascar Brasil Mineração Ltda e Crusader do Nordeste Mineração Ltda. As empresas integram a holding australiana Crusader Resources, listada na Bolsa de Valores da Austrália.