Cruzeiro e Atlético iniciam Campeonato Mineiro com pretensões diferentes

Competição será iniciada na próxima quarta-feira (24)

Como já detalhado pela DeFato, o Campeonato Mineiro 2024 começa na próxima quarta-feira (24). Principais clubes do estado, Cruzeiro e Atlético encaram a competição com metas diferentes, dada a atual diferença de realidade entre as duas camisas.

Para o Atlético, trata-se de manter a recente soberania no estado e conquistar o pentacampeonato consecutivo, feito já obtido pelo clube em outras duas oportunidades (1952, 1953, 1954, 1955 e 1956; 1978, 1979, 1980, 1981, 1982 e 1983).

Outro fator importante é a oportunidade de entrosar um ataque que, a partir de agora, fica ainda mais forte. Se Hulk e Paulinho já fizeram grande 2023, municiados por Gustavo Scarpa tudo tende a melhorar. Imagino Felipão mantendo a formação de meio campo que deu certo no ano passado, com quatro jogadores, sendo Scarpa o meia à frente dos três meio campistas (Bataglia, Otávio e Zaracho, imagino eu). Nada mal.

Mas como futebol não é tão simples quanto parece, o encaixe do meia com Hulk e Paulinho pode demandar tempo e paciência. E o estadual, com tantos rivais frágeis, facilita esse processo.

Por fim, também precisamos ser francos: para o Atlético, ganhar o Campeonato Mineiro é evitar uma dor de cabeça logo no início da temporada. Se ganhar, terá direito à tal “alegria fugaz” e uma semana de tranquilidade até que comece o Brasileirão. Se perder, receberá uma cobrança do tamanho do seu favoritismo.

Já o Cruzeiro enxerga a competição de outra maneira. Ganhar o título seria ótimo (e improvável), mas Larcamón possui, no Mineiro, a chance de conhecer melhor seu elenco, se adaptar à nova realidade e encontrar a base ideal para o restante do ano.

Óbvio que não podemos ser inocentes, a ponto de achar que o torcedor perdoaria todos os eventuais tropeços contra times menores em nome do “processo”. Mas o entendimento do clube deve estar acima de qualquer paixão. O Campeonato Mineiro deve ser encarado como um grande laboratório.

Por isso, já nesta quarta-feira, o cruzeirense precisa evitar reações exageradas, vencendo ou perdendo. A mesma dica vale para o atleticano, cuja expectativa pelo título (cada vez mais formal) não pode se transformar em um sentimento de terra arrasada caso ele não venha. É prudente colocar o Campeonato Mineiro em seu devido lugar.

Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS