Curso de Cuidador de Idosos começa com grande expectativa em São Gonçalo

Curso é ministrado na Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos.

Curso de Cuidador de Idosos começa com grande expectativa em São Gonçalo
Abertura do curso contou com a presença da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres, da diretora do Senac, Miriam Soares, da supervisora pedagógica, Roseli Barbosa Rodrigues e da instrutora, Nayara Grisolia. Foto: Nívia Leles/Acom/PSGRA

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou o curso de Cuidador de Idosos, na Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos.

A diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade de Itabira, Miriam Martins dos Santos Soares explicou que há dois anos tem desenvolvido cursos voltados à área de saúde e São Gonçalo é pioneira ao oferecer o curso entre as 24 unidades da escola. É a primeira cidade a oportunizar este curso com duração de dois meses.

Para o Senac estar em São Gonçalo é gratificante, porque percebe-se que a cidade está crescendo nas áreas de saúde e educação. O Senac estar aqui para agregar valores é um aprendizado mútuo”, frisou.

Depoimentos

A aluna Thaís de Paula Batista está ciente da rotina de cuidar de pessoas da “melhor idade”, pois atua com três idosos há algum tempo e vibra com a oportunidade de aprender mais.

 “Esse curso veio em um momento muito apropriado. Observo uma grande carência no acolhimento aos idosos e não vejo pessoas capacitadas para isso. É o momento oportuno e quero agarrar essa oportunidade”, ressaltou.

E o aluno, Geraldo Afonso da Cruz tem boas expectativas com relação ao curso. Seu maior objetivo é aprender a ajudar e agregar tudo a sua experiência de vida.

“Não é só para ganhar dinheiro, é para ajudar um parente ou um vizinho que esteja necessitando ou uma pessoa no hospital. Um curso como esse é muito bom para a sociedade. Sinto muita vontade de ajudar e será um aprendizado para a vida”, frisou.

A proposta do curso pela atual gestão surgiu desde as visitas as comunidades durante a campanha do prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho). “Em nossas andanças me deparei com idosos acamados em muitas residências e pensei na população da cidade nessa faixa etária que tende a crescer. Todos nós, se for da vontade de Deus, teremos o privilégio de envelhecer e que seja com qualidade de vida”, explicou.