Curso ensina manejo de abelhas indígenas sem ferrão em João Monlevade
Curso de meliponicultura será de 22 a 26 de abril, das 8h às 17h
A Secretaria de Meio Ambiente de João Monlevade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) irão promover um curso presencial de criação e manejo de abelhas indígenas sem ferrão. A capacitação em meliponicultura será de 22 a 26 de abril, das 8h às 17h e estão sendo oferecidas 12 vagas.
No primeiro dia de curso, a parte teórica será apresentada no Parque do Areão (NUMEAR). Já a prática será aplicada nos demais dias no Parque do Areão e no endereço rua Cravina, n° 233, bairro Campos Elísios em João Monlevade. Após a conclusão, participantes receberão um certificado.
O curso tem com carga horária total de 40 horas e as pessoas que desejam participar devem ter, no mínimo, 18 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 19 de abril na plataforma Sympla.
Meliponicultura
O nome do cultivo é derivado de Meliponini, a tribo das abelhas sem ferrão. De acordo com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (ABELHA), o Brasil conta com aproximadamente 250 espécies dessa tribo.
As abelhas sem ferrão tem uma grande importância a polinização de plantas que podem ser fundamentais para a alimentação humana. “Sem a colaboração dessas abelhas, muitas plantas deixam de produzir frutos e sementes, podendo inclusive chegar à extinção”, aponta a ABELHA.
Orientações
A organização do evento orienta que participantes usem calçados fechados e roupa adequada para o serviço no campo. É necessário levar prancheta, régua e garrafa de água.
Para a locomoção entre os locais do curso, a organização indica o uso de veículo próprio. Caso não haja essa possibilidade, a organização irá disponibilizar um veículo.
Em caso de desistência, é possível fazer o cancelamento em até 24h, por meio do telefone da Secretaria de Meio Ambiente (31) 3852-3151.
Capacitações
Também em parceria com o Senar, em 2024, já foram oferecidos cursos gratuitos de Cultivo Orgânico de Plantas Aromáticas e Medicinais, operações e manutenção de roçadeiras e motosserra. Segundo a prefeitura de João Monlevade, mais de 40 pessoas já participaram dessas capacitações.