Dando indícios sobre possível candidatura em 2024, Neidson Freitas assume presidência do MDB
Votação em chapa única foi realizada na noite desta segunda-feira, em Itabira
Em um evento realizado na noite desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal, o vereador Neidson Freitas foi oficializado como novo presidente do MDB em Itabira. O experiente parlamentar, hoje em sua quarta legislatura, assume o lugar de Nestor Mendonça, presidente da sigla desde 2017 que, agora, passa a ser o primeiro vice do partido. Luciano Sobrinho, outro emedebista a ocupar uma cadeira no Legislativo, será o segundo vice.
O novo diretório foi eleito em uma votação, em chapa única, realizada entre membros do partido, hoje com cerca de 900 filiados em Itabira. Também participaram do evento os vereadores Rose Félix, Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” e Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola”, todos do MDB, além dos petebistas Heraldo Noronha Rodrigues e Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê”, próximos a Neidson.
À DeFato, Nestor Mendonça avaliou seu período à frente do MDB e comentou sobre a renovação interna promovida pela votação de ontem. “Acho que cumpri bem o meu papel de presidente do MDB. E hoje estamos fazendo uma renovação desse diretório. Estou passando a presidência para o Neidson, serei o primeiro vice dele, Luciano Sobrinho o segundo vice, e outras pessoas mais novas estão entrando no diretório. Afinal de contas, o ano que vem é o ano mais importante da política do município, e o MDB quer voltar a ser protagonista”, disse.
Questionado se a busca pelo protagonismo passa por uma candidatura de Neidson Freitas a prefeito no ano que vem, Nestor foi prudente. “Eu não posso te falar isso, está muito cedo ainda. Isso o diretório ainda vai decidir mais à frente”.
Neidson, por outro lado, analisou o bom desempenho do MDB no município nos últimos anos. Ao lado do PTB, o partido possui a maior bancada na Câmara de Vereadores atualmente, com quatro parlamentares.
“Muito satisfeito pelo reconhecimento por parte dos filiados do MDB. Tivemos um trabalho importante nas últimas eleições, foi um dos partidos mais votados da cidade. Historicamente, o MDB faz parte das conquistas e eleições que ocorreram em Itabira, e agora não será diferente. Estamos nos reorganizando, tivemos a oportunidade de eleger quatro vereadores nas eleições passadas, e vamos continuar trabalhando para que o MDB tenha uma das maiores bancadas na Câmara dos Vereadores nas próximas eleições também. Então o partido segue permanentemente discutindo as questões da cidade”.
Além do número expressivo de cadeiras ocupadas, chama a atenção o alinhamento entre os vereadores do partido. Neidson Freitas, Rose Félix, Robertinho da Autoescola e Luciano Sobrinho geralmente assumem posições parecidas nos debates e votações na Casa do Legislativo. E, segundo o novo presidente da sigla, isso representa a união que sempre marcou o grupo.
“O MDB é um partido que sempre mostrou a força da união. O MDB sempre esteve unido nas discussões pela cidade, sempre esteve unido nas decisões de composições na nossa cidade, e não vai ser diferente aqui na Câmara. O MDB segue unido discutindo o que é melhor para Itabira. A Câmara tem sua independência e com essa independência o partido tem discutido os projetos que chegam aqui na Casa”.
Voos maiores?
Um dos cotados para a candidatura à Prefeitura de Itabira em 2024, Neidson Freitas deu pistas sobre uma busca por voos maiores do partido nas próximas eleições. Para ele, embora o MDB sempre tenha participado de campanhas vitoriosas na cidade, é hora de tentar algo a mais.
“O MDB é um partido do entendimento, da composição. Mas também é um partido de posicionamento, que vai lutar pelo espaço que cabe a ele. É um partido que vai lutar para defender a força de trabalho e o desprendimento de todos nós até as próximas eleições. Esse momento de trabalhar e entregar para o outro, sem que esse tenha percorrido os mesmos caminhos que a gente, sem que esse tenha debatido política, sem que esse tenha discutido a cidade, sem que esse tenha apresentado propostas, isso não vai acontecer mais aqui. Porque o MDB sempre fez parte das campanhas vitoriosas da cidade, mas vejo que temos potencial para mais. Temos potencial para discutir as principais cadeiras dessa cidade”.