De olho nas eleições, 13 dos 17 vereadores de Itabira mudam de partido

Parlamentares que concorrerão à eleição majoritária ou proporcional tiveram até 3 de abril para mudar de legenda sem perder mandato

De olho nas eleições, 13 dos 17 vereadores de Itabira mudam de partido
Foto: Acom CMI
O conteúdo continua após o anúncio


Sem poder coligar, os partidos menores vão encolher nas eleições deste ano. As novas regras eleitorais já trazem reflexos para o cenário político de Itabira. Na Câmara Municipal, dos 17 vereadores, 13 migraram de partido durante a “janela partidária”. O MDB lidera como a maior bancada partidária no Legislativo itabirano com cinco cadeiras. Em seguida  vem o PSDB que, de inexistente passa a ter quatro parlamentares. E, em terceiro lugar, vem o PTB, com três cadeiras. Outros partidos, como PTC, PRTB, PRB, PHS e PV deixam de ter cadeiras na Câmara.

MDB

O MDB, que antes tinha apenas uma cadeira na Câmara Municipal, ocupada por Adélio Martins da Costa “Decão”, agora passa a ter cinco. Jovelindo Oliveira Gomes, deixou o PTC; Luciano Sobrinho, era do PRTB; Neidson Dias Freitas, do PP; e Paulo Soares de Souza, do PRB.

PTB

O PTB, partido do prefeito Ronaldo Magalhães e do presidente da Câmara, Heraldo Noronha Rodrigues, foi fortalecido com outros dois nomes. Um deles é Allaim Figueiredo Gomes, que pôs fim à sua longa história com o PDT.

“Fui para o PTB, que é da base do governo. Não sou de abandonar minhas bases políticas, nem de criar demanda política. Sou bem da paz e resolvi sair do PDT sem problemas. Tínhamos uma história de mais de 30 anos e deixo o partido com pesar, com tristeza. Mas isso faz parte do processo político”, comentou Allaim.

Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” deixou o PV há cerca de dois anos para se filiar ao PRTB. Agora, para o pleito de 2020, aposta no PTB. Segundo ele, pesaram na sua decisão a estrutura do partido, convergência de ideias e o “reconhecimento da boa gestão que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães tem feito”.

PSDB

Sem representantes na Câmara de Itabira há, pelo menos, sete anos, o PSDB conseguiu quatro conversões a seu favor. Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão” se elegeu pela primeira vez em 2016 pelo Podemos. Pensando no pleito de 2020, ele migrou para o PSDB.

Também mudaram para o partido: Reinaldo Soares de Lacerda, que deixa o PHS, e Ronaldo Meirelles de Sena “Capoeira”. “O PV não tinha mais como ser trabalhado. Optei por mudar de partido, mas continuar na base do governo”, comentou Ronaldo Capoeira.

Quem também vai tentar a reeleição em outubro com outro partido é o vereador Leandro Pascoal. Ele foi eleito em 2016 pelo PRB e, agora, segue no PSDB.

Outro nome de representatividade que aproveitou a janela partidária para formalizar sua filiação no PSDB é o diretor regional da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), Sebastião da Costa Deiró. Ele não tem cadeira na Câmara, mas pretende disputar a eleição em outubro.

Patriota

Um novo partido que surge no cenário político itabirano é o Patriota. Eleito pelo Podemos, André Viana Madeira é um que chega à legenda. Ele diz ainda pensar se tentará uma reeleição para a Câmara ou se apostará em uma chapa majoritária.

“Muitas lideranças partidárias me convidaram para participar de seus partidos políticos e projetos. Agradeço a cada um que viu em mim, uma pessoa que pode colaborar com projetos sustentáveis e de desenvolvimento para nossa Itabira. Acredito que a próxima eleição será crucial e determinante para definir o futuro da nossa cidade”, comentou o vereador que está em seu primeiro mandato e é também presidente do Sindicato Metabase de Itabira e região.

Expulso em outubro de 2019 pela comissão executiva provisória do PTB de Itabira, o vereador Reginaldo das Mercês Santos mantinha sua situação indefinida até pouco tempo. No entanto, ele aproveitou a janela partidária para migrar também para o Patriota.

PP

Na Câmara desde agosto de 2019, quando tomou posse, José Júlio Rodrigues foi candidato nas eleições de 2016 pelo PP. Para o pleito deste ano, a mudança de partido foi descartada.

Solidariedade

Um dos vereadores mais experientes na Câmara de Itabira, Solimar José da Silva anunciou que não vai concorrer às eleições deste ano. Ele vai apoiar seu assessor parlamentar, o ex-vereador Pacelli Eustáquio Silveira Moreira, que se filiou ao MDB para concorrer a uma vaga na Câmara.

“Já estou em meu terceiro mandato. Não serei candidato, mas não vou me afastar da política. Nesse tempo criei muitos contatos no Estado e União, o que me permitiu trazer mais de R$ 2 milhões para o município através de emendas só nessa gestão. Vou continuar no Solidariedade (SD) e reestruturar o partido”, comentou Solimar, que é presidente.

PSB

Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” foi eleito pelo PSB e está em seu primeiro mandato como vereador. Único representante da sigla na Câmara de Itabira, Vetão descartou a mudança de partido e apoia o ex-vereador e advogado Bernardo Mucida, também do PSB, como pré-candidato a prefeito.

“Muitas lutas foram travadas por mim e pelo PSB. Hoje, como vice-presidente, e com uma equipe de peso, várias lideranças, após boatos da minha permanência ou não na sigla, reafirmo minha decisão de continuar no PSB. Vamos novamente, com muita simplicidade, apresentar um bom projeto aos itabiranos”, escreveu na sua página do Facebook.

Confira como ficou a nova composição partidária na Câmara de Itabira:

  1. Adélio Martins da Costa “Decão” (MDB)
  2. Allaim Anderson Figueiredo Gomes (PTB)
  3. André Viana Madeira (Patriota)
  4. Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão” (PSDB)
  5. Heraldo Noronha Rodrigues (PTB)
  6. Jovelindo de Oliveira Gomes (MDB)
  7. Júlio do Combem (PP)
  8. Leandro Pascoal (PSDB)
  9. Luciano Sobrinho (MDB)
  10. Neidson Dias Freitas (MDB)
  11. Paulo Soares de Souza (MDB)
  12. Reginaldo das Merces Santos (Patriota)
  13. Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB)
  14. Rodrigo Alexandre Assis Silva Diguerê” (PTB)
  15. Ronaldo Meirelles de Sena “Capoeira” (PSDB)
  16. Solimar José da Silva (SD)
  17. Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB)