Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 já está disponível; saiba mais

Com a pré-preenchida, o contribuinte apenas revisa as informações já disponíveis na Receita Federal

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 já está disponível; saiba mais
Foto: Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1), contribuintes com conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro já podem acessar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 pré-preenchida no site ou aplicativo da plataforma. A expectativa é que 57% das 46,2 milhões de declarações previstas utilizem essa ferramenta, que visa agilizar o processo e reduzir erros.

Nos últimos anos, a adesão à declaração pré-preenchida tem crescido de forma significativa. Em 2022, apenas 7% dos contribuintes utilizaram essa opção, enquanto em 2024 o percentual saltou para 41%. Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, a digitalização do serviço melhora a experiência do usuário e garante mais segurança na transmissão dos dados.

Com a pré-preenchida, o contribuinte apenas revisa as informações já disponíveis na Receita Federal, reduzindo a chance de erros e facilitando o envio da declaração. No entanto, ainda é necessário complementar ou corrigir os dados, além de manter os documentos comprobatórios.

Novidades

Entre as mudanças deste ano, estão a inclusão automática de informações sobre contas bancárias no exterior, incluindo fintechs estrangeiras, e o fim da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como o título de eleitor.

Outro benefício da declaração pré-preenchida é a possibilidade de antecipação na fila de restituição. Embora os principais critérios continuem sendo os previstos em lei e a ordem de envio, optar pelo preenchimento via GOV.BR e receber a restituição via Pix podem ajudar os contribuintes a receberem os valores mais rapidamente.

Como acessar a declaração pré-preenchida

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário ter uma conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro:

Conta Prata: pode ser obtida por meio do reconhecimento facial com a CNH ou pela validação de dados em um dos bancos credenciados.

Conta Ouro: exige reconhecimento facial vinculado à Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Os contribuintes que não fazem sua própria declaração podem autorizar terceiros a acessá-la pelo site ou aplicativo Meu Imposto de Renda, sem necessidade de compartilhar a senha do GOV.BR.

Para mais informações sobre a conta GOV.BR, acesse: www.gov.br/conta.

*Com Agência Gov