DeFato 30 anos: a era Kelly Eleto em revista
Em uma descontraída entrevista, jornalista e empreendedora relembrou sua passagem pelo principal portal de notícias itabirano
Kelly Eleto saiu de Itabira, ainda muito jovem. Foi para Belo Horizonte nas asas de um sonho: estudar jornalismo. O seu ideal era exercer a profissão na área esportiva, mais precisamente no futebol. E tinha um objetivo ainda maior: trabalhar em São Paulo, na Revista Placar, um órgão de imprensa ícone na história da mídia esportiva brasileira. Mas não deu certo. Por exigência familiar, teve que rever os seus planos.
“Minha mãe sempre insistia: conclua o curso de jornalismo e volte logo para Itabira”, recorda Kelly, que retornou à sua terra natal, mas com Revista na cabeça. Essa circunstância colocou a DeFato no radar natural da jornalista. Antes, a recém-formada cumpriu um período de estágio na Vale. Essa experiência fez a sua carreira tomar um novo rumo, por único motivo: no setor de Comunicação da mineradora, ela conheceu o corporativismo e o universo das estruturas de comunicação. Aí, sim, foi admitida na Revista DeFato, onde trabalhou como consultora de formação de time (a equipe de profissionais da redação e apoio).
O tempo passou. Em dado momento, a família Sana abriu mão do órgão de imprensa. José Sana considerou Kelly a pessoa mais capacitada para prosseguir com o empreendimento. Assim, a partir de 2008, Eleto assumiu a direção da empresa. A princípio, por meio de um processo de arrendamento. Essa fase – com duração de um ano – foi período de assimilação e transição. Nessa etapa, Marcelo Eleto entrou no organograma como responsável pela área de publicidade.
Em 2018, a DeFato foi vendida para o empresário Emerson Alvarenga Barbosa, popular Gui. Marcelo, porém, permaneceu na instituição até 2021. Atualmente, Kelly é proprietária da Portus – uma empresa especializada em recrutamento e seleção para o mercado digital. Marcelo é empresário do segmento de publicidade.
Os irmãos Eleto concederam uma descontraída entrevista ao programa “Sala de Visitas”, da TV DeFato. Os dois passaram em revista os instantes mais marcantes da família na DeFato. E Kelly teve a oportunidade de responder a mesma pergunta, que foi endereçada a José Sana: por que você abriu mão da DeFato? Confira a conversa completa no vídeo.