Defensoria Pública de Minas Gerais já está funcionando em Itabira

Serviço oferece gratuidade no atendimento jurídico para aquelas pessoas que não tenham condições de arcar com custos processuais e de contratar um advogado

Defensoria Pública de Minas Gerais já está funcionando em Itabira
As defensoras públicas Gabrielle Rezende e Larissa Jadjiski em reunião com os vereadores na última terça-feira – Foto: Dalton Gonçalves/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Desde a segunda quinzena de janeiro deste ano, a população de Itabira conta com os serviços da Defensoria Pública de Minas Gerais. Uma unidade da instituição foi instalada na sala 207 do Fórum Desembargador Drumond, onde as defensoras Gabrielle Aguilar de Rezende e Larissa Vieira Jadjiski serão responsáveis pelos atendimentos à população itabirana.

No município, a Defensoria Pública funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h — e o telefone para contato é (31) 3759-9313. Tem direito ao serviço gratuito aquelas pessoas que comprovarem não possuir capacidade financeira para pagar as custas do processo e um advogado particular sem comprometer seu próprio sustento e de sua família.

Dentro das atividades de implantação do serviço na cidade, as defensoras Gabrielle Rezende e Larissa Jadjiski estiveram na última terça-feira (7) na Câmara Municipal de Itabira, onde se reuniram com os vereadores e conheceram o prédio e as atividades do Legislativo local.

Regional metropolitanta

A unidade Itabira da Defensoria Pública de Minas Gerais integra a Regional Metropolitana, que conta com escritórios em 16 cidades e tem coordenação do defensor Carlos Frederico Rosgnolli de Lima.

Além da unidade local, a Regional Metropolitana tem atividades em Betim, Bonfim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Igarapé, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.

Implantação

A criação da unidade Itabira da Defensoria Pública do Estado aconteceu após uma articulação política entre os poderes Legislativo e Judiciário.

Em agosto de 2022, a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) e o deputado estadual Tito Torres (PSD) se reuniram com a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, para solicitar o serviço na cidade.

Ainda no final daquele mês, após avaliação do órgão estadual, foi confirmado que dois defensores públicos seriam nomeados para atuar no município.

Com o início das atividades da Defensoria Pública, Rose Félix utilizou as suas redes sociais para comentar a instalação do serviço: “hoje na Câmara, recebemos as defensoras, Dra. Larissa e Dra. Gabriele que nos informaram que os atendimentos já estão sendo realizados no fórum na área cível e da família. O cidadão que necessitar de atendimento pode procurar o fórum de segunda a sexta feira. As defensoras explicaram sobre as demandas represadas e as especificidades da atuação, para vereadores e assessores”.

“Além de atuar gratuitamente nessas áreas, a defensoria atuará também nas questões relacionadas à Vale. Me sinto muito feliz em poder contribuir ajudando a fortalecer Itabira com a instalação de uma instituição de tamanha credibilidade e importância”, celebrou Rose Félix.