Defesa Civil chega a Itabira na semana que vem para verificar preparativos para o simulado

Considerado o maior simulado do Brasil, treinamento vai envolver até 27 mil pessoas

Defesa Civil chega a Itabira na semana que vem para verificar preparativos para o simulado
Coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, está à frente dos trabalhos. Foto: Thamires Lopes/DeFato Online

Na próxima quarta-feira (14) chega a Itabira uma comitiva da Defesa Civil Estadual para verificar in loco os preparativos para o primeiro simulado de rompimento de barragens do município. O treinamento acontece no próximo dia 17 de agosto.

“Vamos fazer uma atuação embasada nos planejamentos que estamos fazendo há aproximadamente dois meses. Vamos chegar na quarta-feira para pegar os planejamentos que estão inscritos e chancelar estes apontamentos. Ir a campo para verificar placas de rota de fuga, ponto de encontro, verificar a logística, visitar escolas, creches e hospitais”, contou à DeFato o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho.

Na data ele se reúne com a membros da Defesa Civil Municipal para a definição da estratégia a ser adotada na data do simulado. De acordo com Flávio Godinho, a expectativa é que cerca de 27 mil pessoas estejam envolvidas no simulado que será o maior simulado do Brasil.

No dia do treinamento, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da Zonas de Autossalvamento (ZAS). “A estimativa de tempo para chegada a cada ponto de encontro é muito relativo tendo em vista que para cada ponto tem uma metragem e um ponto específico. Então, na quarta-feira vamos definir isso”, ponderou o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Berço da Vale, Itabira tem 15 barragens da mineradora, sendo a do Pontal a primeira a ser implantada, em 1972. Desde então, nenhum simulado de emergência foi realizado no município. Antes de chegar a essa nova data, o treinamento foi adiado três vezes.