Defesa Civil de Monlevade está em alerta com período chuvoso
Ações preventivas, planejamentos e estratégias estão sendo elaboradas para que o município esteja preparado para o período
Nos últimos anos João Monlevade foi palco de chuvas fortes no período entre setembro e dezembro, causando inúmeros estragos. Desse modo, a Prefeitura de Monlevade, por meio do setor de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já está em alerta para a temporada das chuvas.
Ações preventivas, planejamentos e estratégias estão sendo elaboradas para que o município esteja preparado para o período, que costuma contar com chuvas fortes, a exemplo das que já caíram em outras regiões do estado, como na região metropolitana de Belo Horizonte e na própria capital.
Conjunto
Vários setores da Prefeitura estão trabalhando em conjunto, desenvolvendo ações com o apoio da equipe da Defesa Civil. Os principais serviços são desobstruções de córregos, bacias de contenção e limpeza de bueiros. Também estão sendo vistoriadas obras em loteamentos da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, já foram realizadas vistorias nos principais loteamentos do município, entre eles Mirante das Águas, Cidade Jardim, Belvedere e Alphaville. Também foram feitas análises tanto do Meio Ambiente quanto da Defesa Civil para a identificação de riscos no período de chuvas.
“Será enviado um ofício/notificação para os proprietários exigindo um plano de contingência com as medidas preventivas a serem tomadas para evitar impactos negativos no município. Também serão realizadas reuniões com os mesmos, junto com o a Procuradoria Jurídica, para garantir o cumprimento das medidas”, afirmou o secretário.
Conferência Internacional
Representantes do Executivo monlevandense também participam da Conferência Internacional: Preparação para o Período Chuvoso 2021/2022, realizada no formato virtual nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Na ocasião, os municípios foram instruídos pela Coordenadoria Estadual e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil a adotarem ações de prevenção em razão do período chuvoso, potencializando a integração do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e promovendo a cultura da resiliência com foco na Gestão de Riscos e Gestão de Desastres.