Defesa Civil envia nota sobre desabamento em Itabirito
Estruturas usadas pela Vale para o descomissionamento de barragem caí
A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Mina Gerais (Cedec) enviou nota oficial à imprensa informando sobre o ocorrido na na mina Fábrica, em Itabirito, nessa sexta-feira (12). Duas torres do sistema montado para realizar obras de descomicionamento nas barragens Forquilhas I e II desabaram.
“O Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi informada pela Vale nesta tarde de sábado (13), por volta das 16h, que duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito, caíram. Foi informado que no momento do tombamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), não haviam trabalhadores no local. Ainda, foi destacado que as torres não atingiram as barragens, as quais não tiveram alteração em suas condições de segurança. Além disso, equipes da ANM e da Rizzo auditoria estiveram no local e seguem investigando as causas da queda das torres no local, que encontra-se, isolado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil juntamente com os demais órgãos reguladores do Estado, continuam acompanhando a situação”.
Entenda
Na noite dessa sexta-feira (12), as torres construídas para dar segurança aos funcionários das barragens Forquilha I e III, da Vale, em Itabirito, desabaram. O local atingido fica ao redor das barragens, onde foram construídas torres para suspender uma série de cabos possibilitando o alcance de funcionários da mina para atuar no descomissionamento das estruturas. Duas dessas torres, localizadas nas extremidades da barragem, acabaram desabando.
Os motivos da queda ainda não foram divulgados. Há alguns meses, a Vale vem instalando sistemas de segurança, como essas torres, para permitir que os trabalhadores acessem as barragens que estão em nível de emergência sem precisar de helicópteros.
A mineradora Vale, por meio de nota oficial, explicou o que que está apurando o que houve.
“A Vale informa que está apurando as causas da queda de duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito. No momento do tombamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), não havia trabalhadores no local. A área foi isolada e os órgãos competentes já foram informados. Importante ressaltar que as torres não atingiram as barragens, as quais não tiveram alteração em suas condições de segurança. As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).”