Defesa Civil explica por que a ruptura do talude ameaça a barragem em Barão – VEJA VÍDEO
Diante do risco iminente do rompimento, nos próximos dias, de um talude da Mina de Gongo Soco, em Barão dos Cocais (MG), um novo treinamento da população do município mineiro acontecerá às 15h deste sábado (18). Ontem (17), a Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou as atividades do complexo minerário Gongo Soco. A medida foi […]
Diante do risco iminente do rompimento, nos próximos dias, de um talude da Mina de Gongo Soco, em Barão dos Cocais (MG), um novo treinamento da população do município mineiro acontecerá às 15h deste sábado (18). Ontem (17), a Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou as atividades do complexo minerário Gongo Soco. A medida foi tomada devido à possibilidade de rompimento do talude da barragem Sul Superior da Vale. A barragem é do mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho em 25 de janeiro.
Em um vídeo explicativo, o tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, detalha sobre a movimentação do talude e por que há risco de afetamento na barragem Sul Superior. Veja: