Delegacias de Itabira serão transferidas para um único prédio
A previsão é que a obra seja concluída no ano que vem
A Prefeitura de Itabira e a Polícia Civil discutem um novo endereço para a Delegacia Regional. As delegacias de plantão, localizada no bairro Campestre, e de trânsito, no Centro, vão migrar para um único imóvel que vem sendo construído na avenida Cristina Gazire, no bairro Praia, pouco abaixo do Hospital da Unimed. À DeFato, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) afirmou que a mudança deve ocorrer no primeiro trimestre de 2020.
As condições das delegacias de Polícia Civil, em Itabira, são precárias. No prédio da Delegacia de Plantão, por exemplo, é possível ver infiltrações, paredes descascando, além de falhas na telefonia, rede elétrica precária e diversos outros problemas em toda a estrutura. A edificação é antiga e, segundo o prefeito, nem reforma resolveria os problemas.
A Delegacia de Trânsito funciona em um prédio alugado pela Prefeitura na avenida Carlos Drummond de Andrade. Por mês, os gastos com o aluguel chegam a R$ 12.500. A nova estrutura também vem sendo construída por um empresário itabirano e será alugada pela Prefeitura. A proposta é unificar as duas delegacias e oferecer uma estrutura moderna; melhores condições de trabalho para a Polícia Civil e conforto para quem precisa dos serviços.
“É um aluguel relativamente claro. O prédio também precisa de uma reforma, não tem acesso à cadeirantes, sendo três andares de escada, não tem elevador, não possui abrigo para as pessoas que ficam na fila para conseguir emitir uma identidade. É tudo muito precário. Quando se fala em emplacamento de veículos, o pátio não tem espaço. Há carros estacionados pela rua, às vezes é preciso chegar de madrugada. Então, definimos esse espaço novo para que, em breve, possamos oferecer um atendimento melhor na delegacia”, comentou Ronaldo Magalhães.
A transferência das delegacias é um pleito do delegado regional, Helton Costa Lopes. Ele assumiu a chefia da regional em 15 de fevereiro e desde então vem discutindo a mudança das estruturas da Polícia Civil. A transferência para o prédio do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DEER), no bairro Novo Amazonas, chegou a ser cogitada em abril. Mas a discussão não foi adiante.