Diogo Luna é oficializado como titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Itabira
O policial pretende ampliar e trazer novos projetos da corporação para as cidades atendidas pela sua unidade
Desde agosto de 2023, o delegado Diogo Luna vinha respondendo interinamente pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com sede em Itabira. Ele substituiu o também delegado Helton Cota Lopes, que havia deixado as suas funções para se transferir para o Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (DEICTRAN), em Belo Horizonte. Agora, Luna assume oficialmente o comando da unidade — conforme publicação no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (23).
“É com muita alegria e honra que recebo a incumbência da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais em gerir as atividades e os serviços públicos prestados pela Delegacia Regional de Itabira. Nesses mais de 11 anos como delegado de polícia aqui em Itabira aprendi muito com a comunidade, percorrendo muitos caminhos de lições diárias. De um modo muito especial registro minha admiração pela resistência e pela resiliência das comunidades quilombolas que fortalecem Itabira, registrando meu reconhecimento e carinho por dona Rosinha, pelo senhor José Canuto e, de um modo especial, pela dona Tita, matriarca do Quilombo do Morro Santo Antônio, que, neste ano de 2024, completa seus 100 anos. Como não admirar uma potência existencial como essa?”, disse o delegado regional ao portal DeFato.
Ainda segundo Diogo Luna, durante a gestão da delegacia de Itabira seguirá com o compromisso de atuar e coordenar atividades para apurar crimes e contravenções por meio da investigação criminal cientificamente aplicada, “assegurando o exercício da polícia judiciária para o esclarecimento de autoria, materialidade, motivo e circunstância, bem como a identificação civil e criminal. Tudo isso, tendo por objetivo a construção de uma segurança pública cidadã, capaz de promover direitos e de fortalecer a democracia”.
“Tudo isso só será possível se continuar o meu trabalho próximo das redes de garantia e proteção de direitos, que são essenciais para a concretização da cultura de paz, que é uma diretriz da política nacional de segurança pública e defesa social. Portanto, todos que trabalham e trabalharam comigo sabem que atuo próximo das redes de saúde, de assistência social e de educação, todas elas fundamentais para uma efetiva segurança pública. Nossa Constituição da República de 1988, em seu artigo 144, foi enfática ao afirmar que a segurança pública é responsabilidade de todos nós”, ressalta.
O delegado também destacou a capacidade de trabalho dos agentes e policiais que atuam nas cidades atendidas pela Delegacia Regional de Itabira. “Temos uma equipe comprometida com os valores e os objetivos da Polícia Civil mineira, situação que coloca a nossa unidade em destaque no âmbito do 12º Departamento de Polícia Civil”, assegura.
Projetos
A ampliação de projetos institucionais, como o “Chame a Frida”, para todas as delegacias de polícia que integram a Regional de Itabira, é um dos objetivos de Diogo Luna para a sequência do seu trabalho, além de expandir os atendimentos às mulheres vítimas de violência em uma parceria já firmada com o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream).
“Essa parceria entre a DEAM [Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher] e o Cream, que se consolidou em Itabira, é modelo no Estado, tanto que fomos à Belo Horizonte apresentá-la para as delegadas e os delegados de mulheres do Estado, além de recebermos visitas de outras delegacias de mulheres que querem conhecer o projeto e seu funcionamento”, conta.
A implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos, que é um projeto institucional da Polícia Civil, também é uma das iniciativas que Diogo Luna pretende incorporar na delegacia regional. “Eu e minha equipe estamos trabalhando para a modernização das atividades de investigação e do setor de inteligência da unidade, tanto que, recentemente, conseguimos recursos no importe de R$ 380 mil do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais [TJMG] para inovações tecnológicas, que são essenciais para o sucesso e a qualificação das investigações criminais em Itabira”, afirma.
Por fim, Diogo Luna destaca que atua para “criar projetos internos que resguardem a saúde física, psíquica e social dos policiais que atuam arduamente aqui na regional. A delegacia de Itabira só ocupa o espaço de destaque que aqui referencio em razão das pessoas que materializam a Polícia Civil no dia a dia”.