DER-MG conclui recuperação de pavimento da LMG-628, próximo a Unaí

Melhorias no pavimento e sinalização contaram com investimentos de quase R$ 2 milhões

DER-MG conclui recuperação de pavimento da LMG-628, próximo a Unaí
Foto: DER/Divulgação

Mais um trecho rodoviário no Noroeste do estado está com as condições de tráfego renovadas. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concluiu, nesta semana, as obras de manutenção e conservação de três quilômetros da LMG-628, próximo ao perímetro urbano de Unaí.

O segmento passou por fresagem, recapeamento e também ganhou nova sinalização, que foi estendida para mais 50 quilômetros da via na ligação do distrito de Garapuava a Unaí.

Para executar as melhorias no pavimento e na sinalização do trecho foram destinados mais de R$ 1,7 milhão, previstos no contrato de conservação e manutenção permanente do DER-MG.

“Além de garantir um trânsito mais ágil e seguro, também estamos dando um passo importante para o fortalecimento do setor agrícola e da pecuária da região. Por isso, a manutenção deve ser constante”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Segundo ele, as condições das estradas interferem em todos os setores básicos para qualidade de vida da população, seja para o transporte de alimentos e insumos ou acessos às localidades comerciais. “O trabalho do DER-MG é garantir a trafegabilidade segura para todos e impulsionar o desenvolvimento do Estado”, destaca o diretor-geral.

Celeiro de grãos 

A região de Unaí se destaca pela sua atividade econômica, especialmente a produção agrícola de alta escala, que utiliza tecnologia de ponta. O município é o principal produtor de grãos de Minas Gerais e um dos maiores do país.

Soja, feijão, milho, sorgo, arroz, algodão, café são destaques na produção local. Somadas, as áreas irrigadas de Unaí, Paracatu e Cristalina (GO), formam maior porção territorial da América Latina com o uso dessa tecnologia. A região também se desponta na produção leiteira e na agricultura familiar.

Dos 8.492 quilômetros quadrados da área total do município, número que o torna o segundo em extensão territorial de Minas Gerais, 70% do território são utilizados na atividade agropecuária.

*Agência Minas