Deserto, a escola de Deus!

Amor ou Interesse, em qual desses fundamentos você está edificando o seu relacionamento com Deus? Três tipos de alunos irão passar por essa escola

Deserto, a escola de Deus!
Foto: wirestock
O conteúdo continua após o anúncio


“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.”. “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” 

(Deuteronômio 8:2 e Mateus 4:1)

Imagine você ter a sua vida dirigida por Deus, é o que Ele gostaria de fazer com cada um de nós. Mas, o que para muitos pode parecer um sonho, para outros pode parecer um terrível pesadelo, principalmente ao refletirmos nos textos acima, e tomarmos ciência de que Deus e não o Diabo, ao assentar-se no volante das nossas vidas, nos dirige para um lugar onde jamais, voluntariamente escolheríamos ir, para o deserto.

O Espírito Santo dirigiu o povo de Israel ao e pelo deserto, fez o mesmo com Jesus e não faz diferente com a Sua Igreja. Mas, por que Deus faria isso? Ele sabe que no deserto é o único lugar onde os corações são realmente conhecidos/revelados. O deserto é um tempo de humilhação e provas, ao qual somos submetidos para saber o que há de fato em nossos corações, se amamos verdadeiramente ao Senhor ou se o que nos move em relação a Ele, não passam de interesses egoístas, se vamos ou não nos manter fiéis à Sua Palavra. 

Uma verdade pouco conhecida sobre Deus é que, mais do que ser acreditado, Ele deseja ser amado. Não são poucas as pessoas que acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus, isso é fé, viver a vida de acordo com ela, isso é amor. “Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos.” “Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama…” “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra…” “Quem não me ama não obedece às minhas palavras…” (João 14:15,21,23,24).  Na escola do deserto, a prova a que somos submetidos se baseia em uma única questão: Amor ou Interesse, em qual desses fundamentos você está edificando o seu relacionamento com Deus? Três tipos de alunos irão passar por essa escola: 

O murmurador:

“Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (Êxodo 14:11,12). 

O murmurador é o que reclama de tudo, aquele que pensa que Deus só o tirou da frigideira para lançá-lo no fogo. Ei, Deus não está te guiando para uma cilada, Ele só está te posicionando no “Camarote de Jeová” de onde você vai assistir ao maior milagre da sua história, não se desespere, pare de reclamar, fique confortável, pegue a pipoca e o refrigerante e assista o que Deus fará por você. “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êxodo 14:13,14). O plano de Deus é nos entregar uma vitória definitiva e não provisória, Ele é quem peleja por nós, o problema que te assombra hoje, você nunca mais o verá. Entendeu?

O desobediente. Na escola do deserto, esse é o segundo tipo de aluno. “Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Até quando vocês vão desobedecer às minhas ordens e às minhas leis?” (Êxodo 16:28). Depois de reclamadores, o que Deus mais revelou no deserto foram corações desobedientes. Desobediência é diferente de rebeldia, o desobediente é influenciado, o rebelde influência. Decida não ser nenhum, nem outro. “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efésios 5:6-8). Só existem dois tipos de filhos: os filhos da desobediência, sobre os quais virá a ira de Deus e os filhos da luz, aos quais o amor divino está garantido. Qual deles somos nós?

O exemplar?: Esse é o terceiro tipo de aluno na escola do deserto.

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterá nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele servirás. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram” (Mateus 4:1-11). 

Em resumo, o aluno exemplar conhece o que está escrito, e por piores que sejam as condições ou por melhores que sejam as propostas, ele jamais vive sua vida murmurando ou desobedecendo a Deus. Sem dúvida, na escola divina, esse é o aluno nota dez. Deserto não é destino, é passagem, por onde os aprovados terão acesso às maravilhosas promessas de Deus. Independente das dificuldades ou das oportunidades, adore e sirva somente a Deus.

 

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS