Desligamento programado afetará fornecimento de energia em Conceição do Mato Dentro

O município pode ficar em energia de 5h30 às 14h30 no domingo (15) devido a uma instalação de cabos a ser feita pela Cemig

Desligamento programado afetará fornecimento de energia em Conceição do Mato Dentro
Segundo a Cemig, geradores garantirão energia para serviços essenciais e residenciais próximos. Foto: divulgação/Cemig

No próximo domingo (15), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizará um desligamento na Linha de Distribuição Conceição do Mato Dentro – Guanhães, afetando parte da cidade de Conceição do Mato Dentro. A interrupção ocorrerá das 5h30 às 14h30.

Durante o período sem fornecimento elétrico, a Cemig utilizará seis Unidades de Geração Móvel (UGTM) para manter o abastecimento de serviços essenciais, incluindo abastecimento de água, hospitais, edifícios da justiça e torres de comunicação. Também será fornecida energia para alguns residenciais próximos a esses serviços prioritários.

De acordo com a Cemig, o desligamento é necessário para a instalação de novos cabos no circuito da Linha de Distribuição Conceição do Mato Dentro 2 – Guanhães 2. A obra inclui a substituição de estruturas de madeira por uma linha metálica, com o objetivo de aumentar a resistência do circuito a incêndios. A escolha do domingo para a execução dos trabalhos visa minimizar o impacto para os clientes.

Para a realização da etapa atual da obra, a Cemig mobilizará mais de 100 profissionais, incluindo engenheiros, técnicos e eletricistas, além de 10 caminhões, 17 caminhonetes, um trator e uma retroescavadeira.

O projeto também prevê a construção da nova Subestação Conceição do Mato Dentro 2, que adicionará 15 MVAs de potência ao sistema elétrico, o suficiente para atender cerca de 30 mil novos clientes. O investimento total é de aproximadamente 53 milhões de reais e a nova subestação deve entrar em operação em novembro de 2024.

Segundo a Cemig, este empreendimento deve ampliar em 50% a capacidade de atendimento da região, beneficiando cerca de 25 mil moradores das cidades de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Morro do Pilar, Alvorada de Minas e Santo Antônio do Rio Abaixo.