Deus me ajuda!

“Talvez você ainda se pergunte: Se Deus existe, nos ama e tem poder pra nos ajudar, por que esse povo sofreu durante tanto tempo? Por que tem tanta gente sofrendo no mundo?”

Deus me ajuda!

“Os filhos de Israel gemiam debaixo da escravidão (sofrimento) e por causa dela clamaram (oração), e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus… desceu a fim de livrá-los ou ajuda-los (resposta).” (Êxodo 2:23-25 e 3:7,8)

Sem dúvida, era grande e terrível o sofrimento desse povo. A Bíblia diz que eles estavam nessa condição a mais de 400 anos, claro que nem sempre foi só sofrimento. É assim que o Mal escraviza as pessoas, dando doses equilibradas de prazer e sofrimento. Mas houve um dia que o Inimigo errou na dose e o sofrimento tornou-se insuportável, muito maior que qualquer prazer já experimentado.

Em momentos assim somos tentados a pensar da seguinte maneira: Deus não existe! Se Ele existe não me ama ou não se importa comigo (afinal de contas, já fiz tanta coisa errada). Se Ele existe, me ama e se importa, Ele não pode me ajudar, por que o meu problema se tornou muito difícil, talvez até impossível.

Mas me permita te dar uma boa notícia: Deus existe! Ele te ama e se importa com você mais do que você possa imaginar, independente dos erros que você possa ter cometido ou esta cometendo. E com certeza, Ele tem poder para te ajudar. Ele é Onipotente. Para Ele não existe dificuldade ou impossibilidade.

Talvez você ainda se pergunte: Se Deus existe, nos ama e tem poder pra nos ajudar, por que esse povo sofreu durante tanto tempo? Por que tem tanta gente sofrendo no mundo? Por que ainda dura a minha dor? Por que eu não consigo me livrar dessa situação? Por que eu não consigo largar esse vício? Etc… A resposta é que precisamos conhecer melhor a Deus e entender como Ele opera, como Ele age.

De acordo com a Bíblia Sagrada, o povo de Israel levou mais de 400 anos para aprender o que vamos aprender durante a leitura desse texto. E no momento que eles descobriram essas verdades e as colocaram em prática, Deus, deixando Seu Trono Celestial, veio ajuda-los de uma forma extremamente poderosa.

A primeira verdade que eles aprenderam foi que, DEUS NÃO AJUDA QUEM PRECISA, DEUS AJUDA QUEM NELE ACREDITA. Em Hebreu 11:6 está escrito: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que reponde aos que o buscam”. Infelizmente, há quem não acredite em Deus, conforme a Bíblia nos ensina, não há nenhuma possibilidade que Deus os ajude. É comum, também, as pessoas dizerem que acreditam em Deus, mas buscam a solução de seus problemas em tudo, menos Nele. (bebida, drogas, remédios, religiões, seres humanos…). Ou seja, usam mal ou erroneamente a fé que tem. Todos temos fé, a questão é em quem ou em quê temos colocado a nossa fé. O povo de Israel sofreu muito até aprender que a fé que funciona e salva é a fé no Deus Criador que enviou o Seu Filho Jesus Cristo para nos ajudar. Um dia eles fizerem o teste e se surpreenderam. Faça o teste, você não precisa mais sofrer!

A segunda verdade que eles aprenderam foi que, DEUS NÃO AJUDA QUEM PRECISA, DEUS AJUDA QUEM A ELE CLAMA. Deus não se move quando estamos sofrendo, Ele se move quando estamos orando. Deus não fez nada por esse povo em mais de 400 anos de dor, mas bastou um momento de oração pra Deus descer do céu e socorrê-los. A única oração que Deus não ouve é a que agente não faz. Ele responde aos que O buscam, aos que a Ele clamam! Acredite!

A terceira e última verdade que eles aprenderam foi que, DEUS NÃO AJUDA QUEM PRECISA, DEUS AJUDA QUEM QUER. Àqueles que desejam e aceitam a Sua ajuda. Talvez você pergunte: E há quem rejeite a ajuda de Deus? Infelizmente, a resposta é sim. Em Apocalipse 3:20 Jesus disse: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei…” Há quem insiste e manter Deus do lado de fora de sua vida, dizem que a maçaneta e a chave ficam somente do lado de dentro do nosso coração, Deus nunca vai forçar ou arrombar, Ele solicita a nossa permissão, nossa autorização para que Ele possa entrar.

A maioria dos nossos problemas e a falta de solução dos mesmos se origina da ausência de Deus em nós. Eu já vi muitas pessoas tendo sua vida completamente destruída sem que Deus fizesse nada por elas. Não por que Ele não quisesse, ou tentasse, mas por que não Lhe foi permitido. Mesmo tendo todo poder, existe uma barreira que Deus jamais vai ultrapassar, a vontade humana. Ele realmente a respeita.

Além disso há quem não aceite a ajuda de Deus por que Deus tem sua própria maneira de nos ajudar, por exemplo, Ele pode nos mostrar que a causa dos nossos maiores sofrimentos somos nós mesmos, as escolhas que fazemos, os lugares que frequentamos, as pessoas com as quais convivemos e que nada vai mudar se agente não mudar. Muitos querem que a sua vida mude, mas não querem mudar de vida. Quando agente muda, tudo muda.

Outra coisa, Ele usa quem Ele quer para nos ajudar. O povo clamou, Deus ouviu, desceu e veio ajudá-los? Não diretamente! Escolheu um homem chamado Moisés e o enviou para ajuda-los. Quantos ignoram anjos enviados por Deus para ajudá-los. Jesus nos ensinou que aquele que recebe o enviado, recebe quem o enviou (Mateus 10:40).

Conta-se uma história de um homem que tinha muita fé, estava chovendo a dias em sua cidade e as águas não paravam de subir, os vizinhos tentaram ajudá-lo, os bombeiros de barco e por fim até de helicóptero vieram para socorrê-lo e a todos ele dizia a mesma coisa: Eu não preciso da sua ajuda, Deus vai me ajudar! Ele acabou morrendo afogado, chegou bravo no céu e foi logo tirar satisfação com Deus: Eu esperei que o Senhor me ajudasse e o Senhor não fez nada! Deus lhe respondeu: Eu até tentei, inclusive mandei até um helicóptero, mas você não aceitou.

Deus não ajuda quem precisa, na verdade quem é que não precisa? Ele só pode ajudar quem acredita, quem clama e quem deseja e aceita. Se seu coração está pronto clame agora mesmo dizendo: DEUS ME AJUDA!

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa necessariamente a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS